Proteger a pele do sol é a melhor forma de manter sua pele saudável. Proteja a sua e a de sua família! Aí vão algumas dicas importantes para manter a pele linda e jovem ao longo dos anos.
Você vai ver que proteger-se do sol vai bem além de apenas aplicar filtro solar.
- Fique atento aos Índices de Radiação Ultravioleta (RUV), principalmente quando for fazer trilhas, ir para praia, clubes e passeios ao ar livre. O índice de RUV varia de acordo com a região, época do ano e hora do dia. Para se ter uma ideia: no dia 08 de novembro de 2015 em Goiânia ao meio dia, o indíce RUV era de 13 (ou seja, proteção intensa!); enquanto no mesmo dia o índice RUV às 8h era de 2 (ou seja, não havia necessidade de proteção). A colinha abaixo ensina como você deve se proteger de acordo com o índice UV do dia. Acesse o site http://satelite.cptec.inpe.br/uv/ para se informar sobre os níveis de radiação ultravioleta diários incidentes sobre a região do Brasil em que você mora ou irá visitar.
- Aplique o protetor mesmo em dias nublados. As nuvens não bloqueiam toda radiação do sol. As radiações Ultravioleta A e B, principais causadoras do fotoenvelhecimento e câncer de pele, só são filtradas no céu pela camada de ozônio. Esse nosso filtro solar planetário não está satisfatoriamente íntegro para nos proteger de maneira adequada. Veja mais detalhes sobre o assunto em: Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio.
- Aplique protetor solar sobre a pele íntegra.Se a pele estiver com ferimentos ou irritada, o melhor a fazer é evitar o sol e usar proteção solar mecânica (luvas, camisas longas, chapéus, óculos de sol…), prevenindo manchas futuras no local ferido.
- Aplique o protetor em duas camadas de forma consecutiva nas áreas fotoexpostas, como se estivesse passando duas demãos de tinta na parede.A aplicação generosa do protetor solar dessa maneira permite que consigamos atingir a quantidade próxima aos 2mg/cm² necessários para uma fotoproteção cutânea adequada.
- Protetor solar não engorda e não dá câncer, portanto, use! Essa informação foi colocada no Consenso Brasileiro de Fotoproteção, desfazendo muitos boatos sobre o assunto em mídias sociais. Todos os ingredientes utilizados nos protetores solares são reconhecidos pela Anvisa e possuem segurança de uso adequada. Não há evidências de efeitos carcinogênicos ou estrogênicos nas concentrações adequadas a protetores solares.
Importante: use filtros solares diariamente, com FPS de no mínimo 30. Reaplique de 2/2h se permanecer exposto ao sol, ou de 4/4h durante o dia, se não estiver exposto ao sol. O Brasil é um dos países com maior insolação no mundo. Recebemos radiação solar com angulação em torno de 90 graus sobre o solo. Sol a pino no verão! Por esse motivo, a fotoproteção diária é indicada em todas as idades, independente da cor da pele.