Home » Dicas » 5 dicas para cuidar da sua cicatriz de cirurgia

5 dicas para cuidar da sua cicatriz de cirurgia

Você fez uma cirurgia e quer saber como cuidar da sua cicatriz para que ela fique bonita? Sua cirurgia foi há alguns meses e você ainda está achando ela vermelha? Saiba dicas de como cuidar dessas marcas!

1 – Proteja-se do sol

Proteja-se do sol
Se a sua cirurgia foi há menos de 6 meses evite expor ao sol diretamente, pois isso alonga o processo de cicatrização.

Quando sua pele ainda está cicatrizando, tomar sol sem protetor pode fazer com que a vermelhidão dure mais tempo. Se houver algum roxo no local (hematoma), ele pode ficar preso na pele mais tempo do que o esperado, como uma “tatuagem”.

2 – Evite a formação de cascões

Cascão em cicatriz de cirurgia
Cascão em cima de região onde foram feitos pontos. Esses cascões diminuem o processo de cicatrização e atrapalham as cicatrizes ficarem mais bonitas.

Hoje em já sabemos que a cicatrização melhora muito quando a ferida é mantida úmida. Usar cremes hidratantes, silicones, óleo de rosa mosqueta, bálsamos e até aquelas pomadinhas mais gordurosas vão impedir que se formem cascões, que são os grandes vilões das cicatrizes mais bonitas.

3 – Evitar o uso de pomadas antibióticas

Uso de Pomada
Evite a auto-medicação. Use apenas cremes ou pomadas indicados pela pessoa que realizou seu procedimento cirúrgico.

A não ser que seja prescrita pelo seu médico, evite ficar usando “aquela-pomada-que-a-vizinha-usou-na-cirurgia-e-a-cicatriz-ficou-perfeita”. Lembre-se, cada caso é um caso, muitas reações podem acontecer com o uso indevido de medicamentos mesmo que eles sejam só de passar! Visite seu médico!

4- Evite movimentar a região em excesso

Imobilizar a cicatriz
Cicatrizes em locais de movimentação, como as axilas, precisam de cuidados extras pois o movimento excessivo da região atrapalha o processo cicatricial.

Logo depois de uma cirurgia, os primeiros meses são super importantes pra determinar o resultado de uma cicatriz. Então, nada de ficar esticando muito a pele do local, fazendo esforço físico ou dando aquela “forcinha” em casa na hora da faxina. Ao fazer isso, as cicatrizes são esticadas no momento que estão amadurecendo e correm o risco de ficar alargadas.

5- Lembrar que por melhor que seja seu cirurgião ou a técnica feita, sempre vai haver uma cicatriz, mesmo que pequena.

Cicatriz em pálpebra inferior
Cicatriz em formato de linha após retirada de tumor na pálpebra inferior, com resultado estético excelente, sem repuxamento no local. Note que mesmo com bom resulto, a cicatriz permanece aparente.

Infelizmente, quando a pele é lesionada, quer seja por um corte acidental, uma cirurgia plástica ou até de emergência, ela não tem a capacidade de se regenerar totalmente. O tempo costuma ajudar bastante, e às vezes depois de um ano a cicatriz pode até ficar imperceptível. Mas ela sempre estará lá. Nosso organismo trabalha pra reconstruir da melhor forma possível, mas não é perfeito.

Quer saber mais sobre tratamentos para cicatrizes que não ficaram boas?
Clique aqui para saber mais sobre Microagulhamento
Clique aqui para saber mais sobre laser de CO2



Dra. Caroline Martins BrandãoDra. Caroline Martins Brandão
Médica Dermatologista
CRM-PARÁ 10082

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *