Você fez uma cirurgia e quer saber como cuidar da sua cicatriz para que ela fique bonita? Sua cirurgia foi há alguns meses e você ainda está achando ela vermelha? Saiba dicas de como cuidar dessas marcas!
1 – Proteja-se do sol
Quando sua pele ainda está cicatrizando, tomar sol sem protetor pode fazer com que a vermelhidão dure mais tempo. Se houver algum roxo no local (hematoma), ele pode ficar preso na pele mais tempo do que o esperado, como uma “tatuagem”.
2 – Evite a formação de cascões
Hoje em já sabemos que a cicatrização melhora muito quando a ferida é mantida úmida. Usar cremes hidratantes, silicones, óleo de rosa mosqueta, bálsamos e até aquelas pomadinhas mais gordurosas vão impedir que se formem cascões, que são os grandes vilões das cicatrizes mais bonitas.
3 – Evitar o uso de pomadas antibióticas
A não ser que seja prescrita pelo seu médico, evite ficar usando “aquela-pomada-que-a-vizinha-usou-na-cirurgia-e-a-cicatriz-ficou-perfeita”. Lembre-se, cada caso é um caso, muitas reações podem acontecer com o uso indevido de medicamentos mesmo que eles sejam só de passar! Visite seu médico!
4- Evite movimentar a região em excesso
Logo depois de uma cirurgia, os primeiros meses são super importantes pra determinar o resultado de uma cicatriz. Então, nada de ficar esticando muito a pele do local, fazendo esforço físico ou dando aquela “forcinha” em casa na hora da faxina. Ao fazer isso, as cicatrizes são esticadas no momento que estão amadurecendo e correm o risco de ficar alargadas.
5- Lembrar que por melhor que seja seu cirurgião ou a técnica feita, sempre vai haver uma cicatriz, mesmo que pequena.
Infelizmente, quando a pele é lesionada, quer seja por um corte acidental, uma cirurgia plástica ou até de emergência, ela não tem a capacidade de se regenerar totalmente. O tempo costuma ajudar bastante, e às vezes depois de um ano a cicatriz pode até ficar imperceptível. Mas ela sempre estará lá. Nosso organismo trabalha pra reconstruir da melhor forma possível, mas não é perfeito.
Quer saber mais sobre tratamentos para cicatrizes que não ficaram boas?
Clique aqui para saber mais sobre Microagulhamento
Clique aqui para saber mais sobre laser de CO2