Você já viu alguém usando fórmulas com ácidos derivados de frutas? Eles são bastante usados nas receitas dos dermatologistas. Vamos conhecer um pouquinho sobre eles?
O que são ácidos de frutas?
Os ácidos de frutas são conhecidos pelos médicos como Alfa Hidroxiácidos. A família dos hidroxiácidos é encontrada em produtos orgânicos, principalmente nas frutas.
Quais são eles?
Podemos citar:
- Ácido glicólico: extraído da cana de açúcar
- Ácido cítrico: extraído do limão e laranja
- Ácido málico: da maçã
- Ácido tartárico: da uva
- Mixed Fruit Acid: complexo de ácidos de frutas cítricas, maçã, cana-de-açúcar e chá verde.
Também compõem esta família alguns ácidos de composição química semelhante, porém não derivados de frutas como:
- Ácido oxálico: extraído do chucrute
- Ácido mandélico: amêndoas amargas
- Ácido lático: extraído do leite azedo.
Como esses ácidos agem na nossa pele?
Atuam na camada mais superficial da pele – a epiderme – diminuindo a adesão entre as células mortas e a pele nova abaixo, fazendo assim uma esfoliação química uniforme das camadas mais externas da pele. Em um plano mais profundo, atuam estimulando a formação das substâncias responsáveis pela firmeza, viço e hidratação da pele como fibras elásticas, colágenas, ácido hialurônico e glicosaminoglicanas. Possuem uma ação antioxidante, varrendo os radicais livres, vilões da pele. Lembre-se que os radicais livres são substâncias fortemente envolvidas com o desgaste das nossas células e envelhecimento do organismo. Conseguem diminuir o efeito cancerígeno das radiações ultravioleta na pele.
Quais os problemas de pele que eles tratam?
- Melhoram os sinais do envelhecimento cutâneo
- Tratam hiperqueratoses, como engrossamento dos calcanhares
- Melhoram a ceratose pilar, aquelas bolinhas tipo espinhas que aparecem nos braços, pernas e bumbum
- Pele ressecada
- Acne e pele oleosa
- Manchas de pele.
Tem efeitos colaterais?
Os efeitos colaterais são leves geralmente, e variam conforme o tipo de ácido usado e sua concentração. Podem causar sensibilidade à luz solar, irritação na pele, sensação de ardência ou pinicação e vermelhidão.Os ácidos de frutas podem ser usados em consultório médico para peelings, também em diversas concentrações, podendo variar desde procedimentos mais profundos, com intensa renovação da pele, ou peelings bastante leves, que tem intuito de dar viço e hidratação para pele.
Estes procedimentos são conhecidos como peelings de verão, pois não fazem uma sensibilização da pele à luz solar. Independente da concentração que você esteja usando dos ácidos é sempre recomendado que use filtro solar diariamente e reaplique. Mesmo que a sua fórmula não faça aumento da sensibilidade da pele, lembre-se que se você não usar filtro solar irá colocar a perder todo o seu esforço com o tratamento.