Home » Minha Pele » 4 Dicas fundamentais para a pele no inverno

4 Dicas fundamentais para a pele no inverno

4 Dicas fundamentais para a pele no inverno

chuveirovaporlogo

Pode parecer exagero e até difícil mesmo de acreditar,mas as dicas são responsáveis por pelo menos 50% de chance de prevenir as coceiras,dermatites e os eczemas que são tão comuns no inverno. Vamos a elas :

 

 

1. Evitar o banho quente : por mais gostoso que seja um banho quente e bem demorado nesse friozinho, quem tem dermatite atópica sabe que esse hábito é um perigo ! Com as crianças então são duas brigas : uma para entrar e outra para sair do banho ! No atópico, a pele é mais seca e a água quente dissolve o pouco de gordura que tem para proteger a pele. É muito comum pacientes se queixando que saem do banho com uma “pinicação” insuportável pelo corpo todo. E o ressecamento pode fazer as lesões de eczema reaparecerem ou piorarem. Faça o seguinte : tome (ou oriente seus filhos) o banho menos quente e mais rápido possível.

2. Usar sabonetes que não fazem muita espuma : o motivo é o mesmo, evitar retirar a gordura da pele. E nas áreas mais secas, como braços e pernas, nem se deve passar sabonete todos os dias. Sabonetes com bactericidas estão terminantemente probidos, porque além de ressecarem muito, ainda matam as bactérias “boas” da pele. Sim, nas pele há um equilíbrio entre as bactérias e para entendermos melhor, é só comparar com as fatias de pizza : se cortarmos um pedaço menor, o outro vai ficar maior. O pedaço maior são as bactérias que o sabonete bactericida não mata e sem a “concorrência “ das outras, se multiplicam mais e provocam a contaminação das lesões de dermatite e aumentam o risco de infecção quando, por exemplo, coçamos e machucamos a pele que está ressecada.

3. Não usar bucha : nunca usar no abdôme (barriga), nos braços e nas pernas, que são os locais mais ressecados do corpo. Os adultos podem usar nas costas, que é um local mais oleoso, mas não todos os dias. Já as crianças, somente nos pés ou em algum local em que não se consiga remover a sujeira somente com o sabonete.

4. Abusar dos hidratantes : o médico dermatologista poderá indicar o creme mais apropriado para sua pele, principalmente no caso dos atópicos. Mas uma boa dica é procurar cremes que não tenham cor e perfume e que tenham a consistência mais firme : aquele que você passa à noite e quando acorda ainda sente que está na pele.

Então fique atento (a); banho rápido, morno, sem bucha e com sabonete que não faça muita espuma!

 



Dra. Maria Teresa Pereira SoaresDra. Maria Teresa Pereira Soares
Médica Dermatologista
CRM-MG 35902 | RQE 11669

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *