Você tem celulite? Então não se preocupe, pois você não está sozinha. Estima-se que mais de 90% das mulheres apresentam ou irão apresentar celulite em algum momento de suas vidas. Apesar de muito comum, existem ainda muitas dúvidas e informações equivocadas a respeito de sua causa e controle.
1) A celulite é causada por excesso de toxinas no seu corpo.
MITO. A celulite surge quando os depósitos de gordura começam a pressionar a camada da pele que fica acima. As fibras de colágeno da pele podem ser enfraquecidas por ação de hormônios, falta de atividade física e tônus muscular, excesso de gordura localizada e má circulação. Mas a condição não é causada por presença de toxinas no organismo.
2) Mulheres tem mais celulite que os homens.
VERDADE. As mulheres tendem a acumular mais gordura nos quadris e coxas, e, além disso, têm menor quantidade de tecido de suporte para manter “tudo no lugar”.
3) Apenas mulheres acima do peso apresentam celulite.
MITO. Ela pode ou não estar associada à obesidade. Porém, apesar de surgir também em mulheres magras, a celulite tem seu aspecto piorado com o sobrepeso, uma vez que o aumento das células gordurosas comprime os vasos sanguíneos e linfáticos gerando inchaço e fibrose.
4) Beber água ajuda a amenizar o quadro.
VERDADE. Além disso, adicione em sua rotina alimentos com alta quantidade de água, como tomate, pepino e rabanete.
5) Refrigerante piora a celulite.
VERDADE. Comumente os refrigerantes apresentam alta quantidade de sódio causando retenção de líquidos.
6) Cremes anticelulite têm boa ação no problema.
MITO. A penetração destes produtos é muito restrita e não consegue alcançar a camada de gordura, onde está o problema da celulite. O que ocorre é uma melhora da textura e qualidade da pele apenas. Em estudos os cremes contendo retinoides mostraram efeito temporário nas áreas de celulite pela sua capacidade de aumentar as fibras colágenas, dando maior força a pele.
7) O consumo de sal deve ser reduzido.
VERDADE. A ingesta excessiva de sódio leva à retenção hídrica. Diminua o sal no preparo dos alimentos e reduza também a ingestão de alimentos processados, industrializados, enlatados, embutidos e em conserva.
8) Alguns alimentos podem ajudar no tratamento.
VERDADE. Alimentação saudável e rica em fibras e alimentos antioxidantes é capaz de reduzir a inflamação no seu organismo.
9) A celulite tende a ficar pior com a idade.
VERDADE. Com o passar dos anos as mulheres diminuem a produção do estrogênio, hormônio que tem papel na manutenção da parede dos vasos sanguíneos. Menos estrogênio é igual à pior circulação e menor produção de fibras colágenas, ou seja, pele flácida.
10) Existe uma tendência familiar.
VERDADE. Se sua mãe e avó têm celulite, você tem maiores chances de desenvolvê-la. Porém, a genética é apenas uma pequena parte de todo um somatório de eventos no surgimento da celulite.
11) Exercício físico melhora a celulite.
VERDADE. Fazer atividades físicas com regularidade pode prevenir e até mesmo melhorar o aspecto de quem já tem celulite. A prática pode diminuir depósitos de gordura, aumentar o tônus muscular e combater a flacidez, além de melhorar a circulação.
12) A melhor atividade física é a aeróbica.
MITO. O exercício aeróbico pode auxiliar nas pacientes que necessitam reduzir peso, porém é necessário trabalho de força. Estudos mostram que os pacientes que associaram exercícios aeróbicos aos de força perderam mais peso e tiveram uma melhora mais importante na composição corporal do que os pacientes que fizeram apenas atividades aeróbicas.
13) Tratamentos não invasivos podem melhorar.
VERDADE. Laser, radiofrequência, endermologia e drenagem linfática são efetivos em curto prazo, porém nenhum trará resultados definitivos. Todos os tratamentos requerem manutenção.
14) Lipoaspiração é a solução para as áreas com celulite.
MITO. O procedimento pode inclusive deixar a distribuição da camada de gordura ainda mais desigual. A lipoaspiração é indicada para regiões com acúmulo de gordura no intuito de esculpir o contorno corporal.
15) O cigarro pode influenciar a celulite.
VERDADE. O tabagismo leva a uma piora na circulação, enfraquecimento e quebra das fibras de colágeno, deixando a pele mais suscetível às protrusões da camada de gordura.