Home » Doenças da Pele » Urticária

Urticária

urticaria-dermatologia-e-saude-350x300Urticária é uma doença em que surgem súbitas manchas na pele em forma de placas altas (“vergões”) e que, caracteristicamente, apresentam coceira intensa

1- O que é urticária?

São lesões de pele de cor avermelhada, de aspecto elevado (popularmente conhecidos como “calombos” ou “vergões”) e que coçam intensamente. De um modo geral, as lesões começam de repente e podem desaparecer em poucas horas, dias, meses ou, até mesmo, em anos. Os médicos chamam de urticária aguda aquela com duração menor que seis semanas e de urticária crônica aquela com mais de seis semanas. As pessoas se assustam com o aparecimento repentino e ficam muito ansiosas com o fato de elas demorarem para desaparecer, às vezes mesmo em uso de medicamentos adequados.

É um quadro muito incômodo. As pessoas podem dizer que estão com alergia na pele. Existem casos menos comuns com inchaço dos lábios, das pálpebras, dedos e casos em que há inchaço na pele quando se pressiona um objeto na pele. Quanto mais inchaço no rosto, maior o risco de edema de glote (quando ocorre inchaço da garganta, ocluindo a respiração) e mais urgente deve ser o tratamento.

2- Porque as pessoas apresentam urticária?

Essa é uma pergunta comum. Para respondê-la devemos entender a causa da urticária.

Quando alguma substância entra em contato externo ou interno com nosso corpo, ela pode gerar uma resposta na pele causando o inchaço e a vermelhidão, na forma de “calombos”. Esses “calombos” podem ser grandes ou pequenos e mudam de localização no corpo, aparecendo na perna, no abdômen, no braço ou em qualquer parte do corpo. Esses vergões coçam muito.

3- O que pode causar esta reação em nossa pele?

A urticária pode ocorrer quando o organismo está com alguma infecção bacteriana, como infecção de garganta, infecção urinária, infecções por parasitas intestinais (“vermes”), infecção por fungos na pele ou nas unhas, etc. Ela também pode ser causada por algum alimento ou corante dos alimentos (refrigerantes ou sucos, por exemplo) que comemos.

Alguns medicamentos e produtos que comemos, respiramos ou em contato com a nossa pele também pode causar urticária.

Temperatura do ar ou da água, a atividade física, o contato com certas substâncias como o látex da borracha também são conhecidos causadores de urticária. Por fim, algumas doenças do nosso sistema de defesa (chamadas de “doenças auto-imunes”) podem causar vergões pelo corpo com muita coceira.

4- Problemas emocionais podem causar urticária?

Não há comprovação de que o estresse emocional cause urticária. Porém, após o surgimento das lesões, a ansiedade aumenta, o que dificulta o tratamento.

5- Como se faz o diagnóstico?

A primeira coisa a se fazer é procurar o médico o mais rápido possível para que exame físico e entrevista sejam realizadas. A partir daí, o médico começa o tratamento e solicita exames, uma vez que a urticária pode estar associada a uma grande quantidade de causas.

Às vezes são necessários testes cutâneos.

6- Como é o tratamento da urticária?urticaria-dermatologia-e-saude

O tratamento é realizado com medicamentos que diminuem a reação alérgica. Em casos mais intensos, com grandes inchaços , deve-se usar medicação injetável , na urgência.

Às vezes, faz-se necessário uma dieta orientada pelo médico. No casos de outras doenças associadas, deve-se fazer o controle destas. Em geral, a urticária desaparece em dias ou meses. Não se automedique , siga sempre as orientações dadas pelo seu médico.



Dra. Rosimeire Alves PimentaDra. Rosimeire Alves Pimenta
Médica Dermatologista
CRM-MG 33835 | RQE 11632

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *