Zika e pele: o que você precisa saber

Lesões na pele de uma paciente com Zika

Zika promove lesões na pele que precisam ser conhecidas para rápida suspeita e diagnóstico da doença

“Nunca antes na história desse país” se falou, escreveu ou comentou tanto a respeito de Zika!

Se formos procurar o significado de Zica encontraremos: “Zica é uma gíria que significa algo muito ruim, uma confusão que ocorreu, um problema ou um desentendimento. A expressão tem diversos outros significados, de acordo com a região do Brasil em que é empregada.”

O fato é que Zika parece ter muitos dos significados de Zica. Estamos todos preocupados com a história e a evolução da doença aqui e fora do Brasil e os questionamentos não param.

E o que é Zika?
Como saber se estou com Zika?
Como fica a pele de quem está com Zika?
O que fazer se aparecerem lesões na pele?

A Zika é uma doença viral transmitida geralmente pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, após 3 a 12 dias aparecem os sintomas e o quadro mais comum é: febre baixa (de 38 a 38,5º. C), dor de cabeça, dor muscular, dores nas articulações, principalmente nas pequenas, como os dedos dos pés e das mãos, conjuntivite, dor nos olhos, coceira na pele e rash (erupções avermelhadas na pele). Pode ocorrer também diarreia, dor abdominal, dor de garganta, tontura ou perda do apetite, de forma menos comum. Vale lembrar que em até até 80 % das vezes , a pessoa pode estar com Zika e pode não apresentar os sintomas acima descritos.

Lesões na pele de uma paciente com Zika
Lesões na pele de uma paciente com Zika com vermelhidão e coceira – Foto: Dra. Mirela Borges

As manchas vermelhas que aparecem na pele são pequenas e múltiplas, com vermelho bem vivo, no meio da pele normal, com discreto relevo, que progride em questão de horas, geralmente inicia na face (lembra a face de alguém que na maquiagem exagerou no blush) e depois se dissemina para o pescoço, colo, tronco, braços e coxas. A pele fica áspera e pode parecer uma lixa. Geralmente vem acompanhado de uma coceira intensa e em 2 a 3 dias o vermelho começa a melhorar e desaparece em aproximadamente 1 semana.

As articulações (“juntas”) podem ficar edemaciadas (inchadas) o que causa dor e desconforto com dificuldade e limitação do movimento que pode demorar até mais de um mês para resolução completa.

Saiba mais sobre o vírus Zika

As lesões de pele na Zika podem ser muito parecidas com as da Dengue, da Chicungunya, de reações a remédios e outras viroses e por isso é importante a necessidade do diagnóstico preciso. É uma doença de notificação compulsória (as autoridades de Saúde precisam ser informadas) para que tenhamos estatística dos casos e por meio desses se desenhe estratégias e ações contra a doença e sua transmissão. Vamos combinar? Se perceber algum desses sinais e sintomas não perca tempo e procure logo atendimento médico pela Sua Saúde e de todos nós!

Dra. Bel TakemotoDra. Bel Takemoto
CRM-SP 123.860 | RQE 35064