Home » Unhas e Cabelos » Unha encravada » Unha encravada

Unha encravada

unha-encravada-dermatologia-e-saude-350x300Unha encravada é uma inflamação que ocorre quando a borda lateral da unha entra na pele do dedo.

Ocorre mais frequentemente nas unhas dos dedões dos pés, mas podem ocorrem em qualquer dedo. Se não for corrigida no início pode ser necessária intervenção cirúrgica

Unha encravada, ou onicocriptose, é uma inflamação que ocorre quando a borda lateral da unha entra na pele do dedo. Ocorre mais frequentemente nas unhas dos dedões dos pés, mas podem ocorrem em qualquer dedo.

Pode haver dor, inchaço, vermelhidão e drenagem de pus. Em casos mais graves pode formar uma tumoração dolorosa que sangra com facilidade, o granuloma piogênico.

Causas:

As causas mais frequentes são o corte incorreto da unha e sapatos apertados. Traumas como pisadas e topadas também favorecem seu aparecimento. É comum em atletas de corrida pela pressão extra sobre os dedos. Alterações genéticas ou da constituição da pessoa podem interferir.

Prevenção:

A unha deve ser cortada sempre reta na borda livre, e nunca devem ser cortadas as bordas laterais. Evitar arredondar o corte ou mantê-las muito curtas, pois quando a unha crescer ela pode machucar a pele lateral.

Tratamento:

Na fase inicial pode ser tratada por massagens e pomadas. É importante que o paciente não tente desencravar a unha sozinho, pois, ao cutucar, pode agravar o quadro, levando a uma infecção propriamente dita. Quando a unha está inflamada e infectada, o médico deve ser consultado e pode ser necessário o uso de antibióticos e procedimentos para alívio do quadro. Nesses casos o podólogo não tem como resolver. Casos recorrentes têm indicação de cirurgia para retirada de parte da unha ou “emagrecimento” do dedo. Procure sempre um dermatologista da SBD para orientar no melhor tratamento para seu caso.



Dra. Erica Fialho PieroteDra. Erica Fialho Pierote
Médica Dermatologista
CRM-MG 39638 | RQE 16114

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *