Home » Unhas e Cabelos » Sobrancelhas » Porque minhas sobrancelhas estão caindo?

Porque minhas sobrancelhas estão caindo?

Existem várias causas para a queda dos pelos das sobrancelhas, de doenças gerais do organismo e doenças específicas dos pelos

Existem várias causas para os pelos das sobrancelhas caírem, desde doenças internas do organismo, doenças da pele da face e doenças específicas do pelo.
Por que os pelos da minha sobrancelha estão caindo? Por que elas não crescem mais?

As sobrancelhas tem uma função importante na face que é proteger os olhos do suor, mas também são fundamentais na beleza facial. Por isso quando os pelos da sobrancelha começam a cair isso costuma afetar diretamente nossa auto-estima.

Se você está preocupada com a possibilidade de estar perdendo pelos da sobrancelhas, a primeira coisa a saber é que é normal caírem alguns pelinhos todos os dias. Da mesma maneira que os cabelos, os pelos também tem seu ciclo de vida: eles nascem, crescem por alguns dias, depois param de crescer e “descansam” por algumas semanas e, por fim, caem para serem substituídos por outros pelos novos.

É bom saber também que algumas pessoas tem sobrancelhas com pelos tão fininhos que são quase imperceptíveis, geralmente é assim desde a infância, e isso pode ser uma característica da família, herdada, ou pode ser conseqüência de alguma doença genética.

Nas mulheres, a principal causa que afeta o crescimento das sobrancelhas é a depilação. Quando retiramos as sobrancelhas com freqüência por anos seguidos, causamos uma reação inflamatória ao redor dos folículos pilosos (onde estão as células que produzem os pelos) que irá criar cicatrizes imperceptíveis. O folículo é destruído e naquele local não volta a nascer pelo. As sobrancelhas vão ficando progressivamente mais finas, mas não chegamos a perceber uma ‘queda’ evidente dos fios.

Esse mesmo processo também pode ocorrer com as pessoas que tem mania de puxar os fios (tricotilomania) que podem ser adultos ou crianças. Se durar muitos anos, a tricotilomania também pode causar danos permanentes nas sobrancelhas.

Mas quando os pelos começam a cair espontaneamente e em grande quantidade, e a sobrancelha vai ficando mais fina, ou com “falhas” de uma hora para outra, é o momento de procurar seu médico dermatologista para investigar a causa o mais rápido possível.

Ao examinar a pele do local, fazer a dermatoscopia (ou tricoscopia) dos fios e, se necessário, solicitar exames complementares, o dermatologista pode identificar a causa mais provável do problema e iniciar o tratamento para ela.

Veja também:

Exames de avaliação das doenças dos cabelos e couro cabeludo

Podem ser causas:

  • Doenças do organismo, como o hipotireoidismo, sífilis e a hanseníase;
  • Doenças inflamatórias da pele que acometem a face, como as dermatites ou a psoríase;
  • Doenças específicas que atingem os pelos, como a alopecia areata, o líquen plano pilar, a alopecia frontal fibrosante e muitas outras.

Para isso veremos se o problema acomete também os cabelos ou outros pelos do corpo, se existem alterações da pele ao redor, se os pelos estão alterados, se há sintomas como coceira, vermelhidão, “bolinhas” no local.

E pode ser até que seja preciso fazer uma pequena biopsia as pele para chegarmos à causa mais provável.

Definida a causa do problema, podemos indicar o tratamento próprio para cada pessoa. Mas saiba que na maioria dos casos, os pelos voltam a nascer se você não demora a procurar tratamento.

Para saber mais sobre os tratamentos disponíveis clique aqui.

Veja também:

Alopécia fibrosante frontal

Alopecia areata

Sobrancelhas falam



Dra. Giselle FroesDra. Giselle Froes
Médica Dermatologista
CRM-MG 39552 | RQE 17150

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *