Home » Unhas e Cabelos » Queda de cabelos » O que você precisa saber sobre queda de cabelos na quimioterapia

O que você precisa saber sobre queda de cabelos na quimioterapia

Queda de cabelos na quimioterapia

Queda de cabelos na quimioterapia é considerada estigmatizante pela maioria dos pacientes submetidos a tratamento quimioterápico, por tornar o diagnóstico de câncer visível, levando a quadros de depressão e ansiedade.

Sabendo que a informação nos torna mais fortes e preparados para enfrentar as inseguranças e receios sobre esse tratamento, procuramos neste artigo disponibilizar algumas informações úteis sobre esse assunto para pacientes, seus familiares e amigos

O-que-voce-precisa-saber-sobre-queda-de-cabelos-na-quimioterapia-dermatologia-e-saude-1A queda de cabelos (alopecia) é um dos efeitos colaterais mais comuns durante o tratamento quimioterápico contra um câncer – causando maiores impactos psicológicos principalmente para mulheres. Lidar com a doença e os efeitos colaterais da quimioterapia não é fácil, e a mudança visual causada pela perda de cabelos acaba por afetar sua própria identidade.

Cabelo vai, cabelo vem

A perda dos fios é considerada estigmatizante pela maioria desses pacientes. Um dos motivos é que ela torna o diagnóstico de câncer visível, levando a quadros de depressão e ansiedade. Sabendo que a informação nos torna mais fortes e preparados para enfrentar as inseguranças e receios sobre esse tratamento, procuramos nesse artigo disponibilizar algumas informações úteis sobre este assunto para pacientes, seus familiares e amigos.

O que é a quimioterapia?

Trata-se que um tratamento no qual se lança mão de medicamentos sistêmicos que inibem ou impedem a proliferação do câncer.

Por que os cabelos caem durante a quimioterapia?

Os quimioterápicos agem tanto em células cancerígenas quanto em células saudáveis. Atuam principalmente nas células que se multiplicam com mais rapidez – como os folículos capilares (unidades produtoras dos cabelos). Assim, além dos cabelos, os pelos do corpo também caem durante a quimioterapia.

A pele, cabelos e unhas são tecidos de alta proliferação celular, portanto, são alvos frequentes de tais efeitos colaterais.

Quando os cabelos começam a cair durante a quimioterapia?

A perda de fios não é imediata e começa a ocorrer entre 1 a 2 semanas depois da primeira sessão da quimioterapia. A alopecia se torna mais evidente dentro de 1 a 2 meses do início do tratamento.

Os cabelos vão voltar a crescer depois que a quimioterapia terminar?

Eles voltam a nascer cerca de 3 a 6 meses após o fim da terapia. O cabelo cresce em torno de um centímetro ao mês, podendo, ao voltar a crescer, ter nova textura ou tonalidade.

Toda quimioterapia faz cair os cabelos?

Não. Existe um grupo específico de medicações que apresentam esse efeito colateral. A dose a ser aplicada em cada paciente também influencia na ocorrência ou não da queda.

O que se pode fazer para evitar essa queda de cabelos?

Shampoos e loções tópicas não são efetivas na prevenção da queda de cabelos induzida por quimioterápicos. Atualmente, existe um equipamento testado e aprovado por especialistas da Europa e registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o “Orbis Scalp Cooler”. Este visa diminuir a ação da droga na raiz dos cabelos (folículos pilosos). Sua ação se dá através da diminuição da temperatura no couro cabeludo e, assim, minimizando ou retardando a queda de cabelos. No entanto, esse procedimento é contraindicado em doentes com neoplasias hematológicas – como leucemias, linfomas e outros tumores que podem dar mestástases para o couro cabeludo.

Procure seu médico dermatologista antes de iniciar seu tratamento quimioterápico. Não se esqueça de levar para a consulta o nome das medicações que serão utilizadas e, se possível, um relatório do oncologista informando sobre o estágio e plano de tratamento da doença. Assim, seu dermatologista poderá te informar melhor sobre os possíveis efeitos desse tratamento na pele, cabelos e unhas, bem como os cuidados a serem tomados nesse período.

O-que-voce-precisa-saber-sobre-queda-de-cabelos-na-quimioterapia-dermatologia-e-saude-4



Dra. Maise SampaioDra. Maise Sampaio
Médica Dermatologista
CRM-GO 12756 | RQE 8130

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *