Home » Unhas e Cabelos » Estou com caspa, e agora?

Estou com caspa, e agora?

“Estou com descamação na cabeça, e agora?” Se você tem coceira, o couro cabeludo fica com pontos avermelhados, descama (com pequenas casquinhas, que são chamadas de caspa, ou até crostas grossas, grandes e aderidas ao couro cabeludo, que sangram quando retiradas), e às vezes aparecem até algumas lesões que lembram espinhas, você pode ter dermatite seborreica.

Dermatite seborreica (Caspa)
Dermatite Seborreica (Caspa)

Vamos compreender o que é, as causas e os fatores de piora e como melhorar esses sintomas.

O que é a caspa?

A dermatite seborreica ou caspa é uma doença crônica, inflamatória, não contagiosa, muito frequente na população. Estima-se que 1 a 3% da população tenha algum grau desta dermatite. Ocorre principalmente no couro cabeludo e na face. Na face, os locais mais comuns são as orelhas, sobrancelhas e ao lado do nariz.

É frequente ter períodos de melhora alternando com outros onde há piora dos sintomas. Pode surgir a partir da adolescência, mas atinge principalmente adultos entre 40 a 60 anos de idade.

Qual a causa?

Não se sabe a causa, embora exista evidência que herdamos a tendência a ter esta dermatite. E uma outra coisa conhecida é que há uma associação da doença e a presença de um tipo de fungo, a Malassezia.

A caspa não e contagiosa, então não há risco de pegar no salão ou compartilhando escovas de cabelo. Ela também não é sinal de sujeira, mas sabemos que quanto menos você lavar o cabelo, mais oleoso o couro cabeludo vai ficar, o que ocasiona piora do quadro. Por isso é bom lavar seus cabelos com frequência.

O que pode piorar a seborreia?

O estresse pode piorar o quadro, mas não é a causa da doença. Tratamentos capilares como tinturas, alisamentos e escovas progressivas não causam caspa, mas se você fizer algum destes tratamentos e ficar muitos dias sem lavar, o quadro também vai piorar.

Por outro lado, uso de muito condicionador ou hidratante no couro cabeludo vai aumentar a oleosidade e também pode piorar a sua caspa. A dermatite seborreica não leva à queda de cabelo, mas em quadros muito intensos pode piorar uma queda que você já apresente.

Qual o tratamento?

O tratamento pode ser realizado com xampus anticaspa ou para diminuir a oleosidade do couro cabeludo, que devem ser deixados por cerca de cinco minutos antes de enxaguar. Nos quadros mais intensos podem ser usados também loções e xampus de corticoide. Mas tenha paciência durante o tratamento, pois pode demorar no mínimo quatro semanas para você observar melhora do quadro.

Dicas para melhorar a caspa

  • Lave os cabelos diariamente, ou pelo menos em dias alternados;
  • Evite banhos e lavagem do couro cabeludo com água muito quente;
  • Não aplique creme ou condicionadores no couro cabeludo, apenas nas pontas;
  • Evite coçar e arrancar as casquinhas;
  • Diminua o uso e a temperatura de secadores e chapinhas;
  • Use produtos específicos para seu tipo de cabelo;
  • Use xampus anticaspa;
  • Evite estresse, na medida do possível!

E se você fizer tudo isso e ainda continuar com caspa, procure seu dermatologista, pois ele pode te ajudar bastante. Hoje em dia temos vários tratamentos, que vão do uso de xampus manipulados com componentes para o combate à dermatite até medicamentos de uso oral.



Dra-Mirela-BorgesDra. Mirela Borges
Médica Dermatologista
CRM-AL 4078 | RQE 1316

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *