Drug delivery

drug-delivery-dermatologia-e-saude-350x300O Drug delivery é uma técnica médica usada para aumentar a penetração e eficácia dos medicamentos e ativos aplicados na pele

Drug delivery é uma técnica que visa facilitar a penetração das substâncias terapêuticas aplicadas na pele. É realizado em consultório médico e utiliza princípios ativos para várias patologias da pele e cabelos associando a algum tipo de dispositivo que possa abrir canais que levam os medicamentos até camadas mais profundas da pele, alcançando melhores resultados.

Como falado no artigo sobre a pele, ela representa o maior órgão do corpo humano e também é o que separa o meio interno do nosso corpo do exterior. É a nossa interface com o mundo, a primeira barreira de proteção que temos e, portanto, além das funções de tato e percepção fina dos objetos, também é responsável pela proteção do nosso organismo contra agressões do ambiente, quer sejam físicas, químicas, mecânicas ou biológicas.

Para se ter uma idéia da capacidade de barreira da pele, apenas cerca de 0,03% de um produto aplicado topicamente consegue chegar nas camadas mais profundas da pele.As microperfurações da técnica de Drug delivery tem a função de vencer esta barreira natural entregando os medicamentos mais profundamente de forma concentrada. Além disso, tem o benefício adicional de estimular produção de novas fibras de colágeno.

Em que locais pode ser realizado, e quais as indicações?

Pode ser realizado no rosto ou corpo e tem inúmeras indicações, como:
• Rejuvenescimento,
• Redução de poros,
• Flacidez,
• Melasma,
• Cicatrizes de acne,
• Queda de cabelos,
• Cicatrizes traumáticas ou cirúrgicas.

drug-delivery-dermatologia-e-saude-350x300-1Todo dispositivo que provoque uma perda da integridade da epiderme (primeira camada da pele) pode agir como um Drug delivery, sendo que alguns são mais eficazes que outros pela profundidade de penetração, associação de tecnologias e formação ou não de coagulação ao redor do canal.

São exemplos o microagulhamento, lasers fracionados ablativos ou não ablativos, radiofrequência fracionada associada ou não ao ultrassom.

Em relação aos produtos aplicados na sequencia, vários ativos podem ser utilizados, sempre de forma estéril como a Vitamina C e outros antioxidantes, DMAE, ácido hialurônico, clareadores, fatores de crescimento e outros.

O tratamento deve ser realizado em ambulatório médico com todos os cuidados de assepsia e esterilização.

drug-delivery-dermatologia-e-saude-350x300-2



Dra. Gabriela Pfitzer SchaeferDra. Gabriela Pfitzer Schaefer
Médica Dermatologista
CRM-SC 12965 | RQE 10072

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *