Home » Unhas e Cabelos » Doenças dos cabelos » Calvície feminina

Calvície feminina

O que é a calvície feminina e por que as mulheres têm perdido os cabelos? O excesso ou falta de hormônios pode interferir na saúde capilar?

A calvície feminina é um processo de rarefação e perda dos cabelos devido ao afinamento progressivo dos fios determinado geneticamente. É o mesmo que ocorre nos homens, nos quais é mais frequente e mais evidente devido ao padrão da perda: Nos homens vão ocorrendo as “entradas” nas laterais da cabeça e a perda na região occipital, até que tudo se emenda, nas fases finais da calvície. Nas mulheres, geralmente, a perda é difusa, os cabelos vão ficando finos até atrofia completa e consequente falhas e espaçamento dos pelos.

mulheres se percebe uma perda do volume total dos cabelos
Em mulheres se percebe uma perda do volume total dos cabelos

Ela pode ocorrer por herança familiar, por parte do pai da mãe ou por pessoas da família, como tios e avós.

O que acarreta essa alteração dos fios dos cabelos é o efeito da testosterona, mais especificamente seu derivado, o DHT dehidrotestosterona formada pela ação da enzima 5 alfa redutase.

A influência hormonal é fator importante para os cabelos. Observamos uma piora da calvície na mulher após a menopausa, e em mulheres com ovários policísticos, e que fazem tratamento com alguns hormônios.

Mesmo sendo uma predisposição genética a calvície é passível de tratamento.

É muito importante a procura de um médico especialista o mais breve possível para investigar a causa da queda dos cabelos e instituir o tratamento precoce.

O que geralmente traz um mal resultado e avanço da calvície é uma busca por tratamentos não convencionais, supostamente milagrosos, de profissionais não preparados para fazer o diagnóstico e recomendar a medicação adequada.

Muitos ficam a mercê do charlatanismo, consequentemente quando procuram um médico dermatologista especialista o quadro já está avançado e muitas vezes irreversível.

Nos homens visualizamos as famosas entradas, e a coroa atrás
Nos homens visualizamos as famosas entradas, e a coroa atrás


Dra. Dirlene RothDra. Dirlene Roth
Médica Dermatologista

CRM 82712 | RQE 37438

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Colaboração



Dra. Maria Silvia Kós CanettiDra. Maria Silvia Kós Canetti
Médica Dermatologista
CRM-SP 86469 | RQE 26.254

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *