Home » Unhas e Cabelos » Doenças dos cabelos » Cabelos brancos: Por que eles aparecem?

Cabelos brancos: Por que eles aparecem?

O embranquecimento dos cabelos (canície) é um fenômeno natural que acompanha o envelhecimento do organismo, mas pode ocorrer precocemente em algumas pessoas por motivos genéticos, nutricionais ou por doenças

cabelos-brancos-por-que-eles-aparecem-dermatologia-e-saude-1Porque eu tenho cabelos brancos?

O embranquecimento progressivo dos cabelos é chamado canície. É um fenômeno natural e fisiológico que acompanha o envelhecimento dos seres humanos e de alguns animais, e cujas causas ainda não são bem compreendidas. Os primeiros cabelos brancos surgem, em média, entre 35 e 45 anos. Algumas pessoas experimentam o surgimento precoce de cabelos brancos, mas a canície é considerada prematura quando surge antes dos 20 anos de idade e, nestes casos, está geralmente associada a fatores hereditários ou à doenças de base.

Os melanócitos são as células responsáveis pela produção de melanina, o pigmento que dá cor aos cabelos (e também à pele). Eles ficam localizados no folículo piloso, que é a estrutura responsável por formar o fio. Neste local eles produzem a melanina que fica armazenada nos melanossomos os quais são transferidos à haste do fio em crescimento. Existem dois tipos de melanina, uma de coloração preta a marrom, a eumelanina, outra de coloração vermelha a amarela, a feomelanina. O tipo e a quantidade da melanina produzida é que vão determinar a cor dos cabelos.

Com o envelhecimento, a quantidade de melanina nos folículos diminui levando ao embranquecimento dos cabelos. Essa diminuição pode ser causada pela redução no número dos melanócitos ou pela menor atividade das enzimas responsáveis pela produção de melanina. Pesquisas tem demonstrado que uma das causas da diminuição dos melanócitos é o estresse oxidativo das células pela produção excessiva de radicais livres. Os radicais livres são produzidos normalmente no nosso metabolismo diário, mas fatores como tabagismo, má alimentação ou estresse podem aumentar a produção e/ou diminuir a degradação dos radicais livres.

A canície prematura pode ser consequência de algumas doenças como o hipotireoidismo e o vitiligo, pode ser causada por deficiência de vitamina B12 ou zinco ou ainda por medicações, como a cloroquina e alguns quimioterápicos. Existem também as Síndromes Progeróides que são caracterizadas pelo envelhecimento precoce do organismo e apresentam, entre outros sinais e sintomas, a canície precoce. Entretanto, a maioria dos casos parece ser de origem genética, por transmissão autossômica dominante aos descendentes e sem associação com problemas de saúde; ou por fatores que aumentam os radicais livres.

Existe tratamento?

Quando uma doença de base ou deficiência de vitamina é identificada como causa dos cabelos brancos, o tratamento da doença pode causar alguma melhora do quadro. Se a causa for o uso de medicamentos, a suspensão ou troca da droga é indicada. Caso seja causada por fatores genéticos ou não seja identificada uma causa específica, a solução para os indesejados cabelos brancos é apenas o uso de tinturas permanentes ou semipermanentes. Não há ainda nenhuma evidência científica de que suplementos vitamínicos ou minerais possam melhorar ou prevenir os cabelos brancos, quando não há deficiência dos mesmos. Na dúvida, consulte sempre o seu médico dermatologista.



Dra. Giselle FroesDra. Giselle Froes
Médica Dermatologista
CRM-MG 39552 | RQE 17150

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *