Home » Unhas e Cabelos » Alergia a esmalte de unhas – será que eu tenho?

Alergia a esmalte de unhas – será que eu tenho?

A alergia a esmalte de unha está se tornando cada vez mais comum entre as mulheres, e até mesmo entre crianças e homens. Já existem bases transparentes e foscas próprias para o público masculino, e elas também podem causar alergias.

Alergia de esmalte
Os esmaltes (e mesmo as bases de unhas) podem causar alergias de pele.

Ela pode aparecer em qualquer época da vida! Você sempre usou esmalte e, de um dia para outro, fica alérgica? Bom, é assim mesmo. Mas é mais comum que isso aconteça em quem já tem ou teve outras alergias de pele, ou mesmo alergias respiratórias. Também é mais provável aparecer na infância, se as crianças usam esmaltes desde muito cedo, porque elas tem pele mais fina e sensível.

Alergia a esmalte
Alergia a esmalte causando coceira em volta dos olhos.

Como sei se tenho alergia a esmaltes?

O que você pode achar mais estranho nessa história é que a alergia a esmalte normalmente não aparece nas mãos ou em volta das unhas. Isso até pode acontecer, mas é bem mais raro. Ela geralmente começa na face! E principalmente em volta dos olhos e nas pálpebras. Então, se você começa a apresentar inchaço nas pálpebras, com vermelhidão, descamação ou ressecamento e coceira, pode suspeitar da alergia aos esmaltes.

Isso acontece porque a pele nesses locais é mais fina e mais sensível. Levamos os dedos aos olhos para coçar ou esfregar e aí colocamos a pele diretamente em contato com o esmalte, começa então um ciclo vicioso, quanto mais você leva a mão para coçar, mais alergia vai ter, e mais coceira vai aparecer. Mas atenção: só dá para ter certeza se a alergia é mesmo a esmalte após consultar o médico dermatologista e fazer um teste de contato.

Outras alergias a produtos muito usados como maquiagem, cremes, protetores solares também podem causar coceira em volta dos olhos, confundindo o diagnóstico. Existem também outras doenças de pele que podem causar vermelhidão e descamação nas pálpebras, com a dermatite seborreica e a psoríase, que podem ficar muito parecidas com a alergia.

A alergia a esmalte só aparece em volta dos olhos?

Outras áreas de pele sensível também podem mostrar as mesmas alterações, como a área em volta da boca e o pescoço. Quando a alergia se torna mais intensa, começa a aparecer também na pele em volta das unhas, que fica inchada, vermelha e descamando.

Então isso pode até causar alterações nas unhas, que podem crescer com irregularidades, fracas e com descamação. Algumas vezes a alergia ao esmalte aparece também nas palmas ou no dorso das mãos, em pessoas que fazem a própria unha (ou manicures profissionais) e que limpam o excesso de esmalte nesses locais.

O que acontece se eu continuar a usar esmaltes?

Se você continuar a usar esmaltes que dão alergia, mesmo quando a alergia é leve e com pouca coceira, a pele das pálpebras vai ficando mais grossa e escura, para se proteger do contato com o produto. Isso vai agravar suas olheiras. Se a coceira continua e você cria o hábito de esfregar e coçar os olhos, vai também causar flacidez das pálpebras e rugas.



Dra. Giselle FroesDra. Giselle Froes
Médica Dermatologista
CRM-MG 39552 | RQE 17150

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *