Vitiligo – Principais Tratamentos

O vitiligo possui tratamentos efetivos nos dias de hoje, principalmente quando o dermatologista com experiência no seu tratamento é procurado logo no início do seu surgimento

Vitiligo – É muito importante iniciar o tratamento sempre que possível no início, logo após o surgimento das lesões

O vitiligo é uma condição que causa manchas brancas na pele. O principal mecanismo que desencadeia o vitiligo é a autoimunidade. Isto ocorre quando as células de defesa do nosso corpo “atacam” nossos melanócitos (que é onde a cor da nossa pele, a melanina, é produzida). Desta forma, nossa imunidade acaba causando as manchas brancas.

Hoje existe uma tendência grande de associação de tratamentos para o vitiligo. Esta associação é interessante porque os tratamentos isolados costumam ter resultado lento e parcial. Associando-se dois ou mais tratamentos consegue-se resultados mais rápidos e mais efetivos.

Um dos tratamentos pouco prescritos para o vitiligo é o acompanhamento psicológico. Sabe-se que esta doença de pele causa uma redução na qualidade de vida tão grande ou maior do que doenças como a psoríase, por exemplo. O risco de haver uma depressão maior chega a mais de 50% de acordo com alguns estudos, especialmente em mulheres nos primeiros anos da doença e em solteiros. Por todos estes fatores, no mínimo uma avaliação do estado psíquico é necessária. Muitas vezes sendo necessário também avaliação e tratamentos psiquiátricos.

Os tratamentos mais clássicos para o vitiligo são os que utilizam radiação ultravioleta. São a fototerapia e o excimer laser ou lamp. Tais tratamentos estimulam as células que produzem a nossa pigmentação a se reproduzir e repopular as áreas que ficaram brancas. Além disto, reduzem o ataque imune causador do problema porque destroem células imunes presentes na pele. Ao associarmos o tratamentos com radiação ultravioleta e uso de imunossupressores tópicos temos um resultado mais efetivo e mais rápido. E considerando que o estado psicológico abalado é um fator de piora do vitiligo, associar estes 3 tratamentos pode ajudar ainda mais o portador desta condição.

Além destes tratamentos existem ainda outros que podem ser associados, conforme o caso específico do paciente, para obtermos um melhor resultado. Outra questão importante é que, se usarmos maquiagens específicas para camuflar as lesões, os pacientes sentem-se melhores e podem aguardar com mais tranquilidade a evolução do tratamento, também melhorando a adesão ao mesmo (a chance da pessoa efetivamente fazer o tratamento) e a questão psicológica.

É muito importante iniciar o tratamento sempre que possível no início, logo após o surgimento das lesões. Assim é muito mais efetivo, rápido e simples. Existem medicações que conseguem impedir a evolução da doença em mais de 90% dos casos – é muito mais fácil segurar a doença em pequenas regiões e logo tratar para repigmentar do que deixar “tomar conta” do corpo.

Então, sempre que surgirem lesões novas ou dúvida sobre o surgimento do vitiligo, procurar com urgência um dermatologista experiente no tratamento desta condição.

Dr. Juliano BreunigDr. Juliano Breunig
Médico Dermatologista
CRM-RS 28.055 | RQE 18.990

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

5 comentários em “Vitiligo – Principais Tratamentos”

1. Dermatologia & Saúde

Cara Vilmara, agradecemos sua mensagem!

O site Dermatologia & Saúde é uma iniciativa pioneira de educação da população sobre as doenças de pele. Disponibilizamos o nosso conteúdo, que é escrito por médicos dermatologistas, de forma gratuita na internet com este objetivo. Para atendimento, por favor, procurar serviços de referência de sua região.

Atenciosamente Equipe Dermatologia & Saúde

1. De uns dias para ca muitas manchas de pintas brancas apareceram de repente entre minhas pernas e braços
    Estou preocupada.Que devo fazer.Podem me orientar.Obrigada