Home » Doenças da Pele » Prurido

Prurido

Prurido é o termo médico para coceira na pele. A pele quando coça é para avisar que algo está errado e pode sinalizar através do aparecimento de manchas ou lesões ou apenas coçar sem alterações visíveis

Porque a pele coça?

Nossa pele tem a função de proteção agindo como barreira para impedir agressões aos nossos órgãos internos. Precisa estar saudável, íntegra e merece cuidados para que desempenhe essa função tão importante de forma adequada.

Quando ela (a pele) coça é para sinalizar que algo está errado. E esse erro pode ter origem em causas externas ou internas por desequilíbrio do nosso próprio organismo.

Junto com a coceira podem aparecer lesões visíveis ou a pele apenas coça sem que nada se visualize.

1) Se a pele esta coçando sem lesões visíveis:

  • Procure modificar os hábitos do dia-a-dia, como diminuir a temperatura da água e o tempo do banho;
  • Usar sabonetes brancos, sem perfume, sem exagero e evitar esfregar a pele com esponjas;
  • Hidratar a pele com cremes brancos, neutros e dar preferência para roupas em tecidos de algodão lavadas com sabões também neutros e sem amaciantes;
  • Avaliar se a pele não foi exposta de forma abusiva ao sol pois a pele fotodanificada (estragada pelo sol) também é causa de coceira;
  • Se após alguns dias com esses cuidados a coceira permanecer, um dermatologista DEVE ser consultado para investigar a causa dessa coceira que pode ser provocada por doenças internas.

2) Se a pele coça e aparecem manchas, observar:

a) São vergões elevados que aparecem e desaparecem mudando de lugar?

O diagnóstico provável é URTICÁRIA cujas causas mais comuns são alimentos ou medicamentos. Mas existem muitas outras causas mais complexas como alergenos ambientais (plantas, material de construção, perfumes, produtos de beleza em uso etc…) e causas internas como infecção nos rins, hepatites, vermes nas fezes, problemas na tireoide p/ex). Procure logo um dermatologista ou alergista, pois pode ocorrer inchaço na garganta com falta de ar e sensação de sufocamento.

Urticária
Urticária

b) São lesões que persistem por vários dias, avermelhadas, com formas, número e tamanhos diversos podendo escamar?

Lesões com esse aspecto podem ser causadas por fungos, vírus, parasitas, remédios e por produtos químicos e doenças internas e devem ser examinadas pelo especialista que identificar a causa e prescreverá o tratamento correto.

Parasitas: escabiose, larva migrans, tungíase (bicho de pé) etc..

Escabiose (sarna)
Escabiose (sarna)

Micose:

Micose
Micose

Vírus:

Vírus
Vírus

Atopia (asma na pele):

Atopia (asma na pele)
Atopia (asma na pele)

Alergia de remédios:

Alergia de remédios
Alergia de remédios

Alergia de contato:

Alergia de contato
Alergia de contato

Linfomas/Leucemias:

Linfomas/Leucemias
Linfomas/Leucemias

Outras doenças:

prurido-dermatologia-e-saude-350x300-9

prurido-dermatologia-e-saude-350x300-10

3) O que está coçando é uma mancha ou caroço único?

A causa pode ser desde picada de insetos, se for recente, até lesões pré-cancerígenas ou de câncer de pele bem como doenças mais raras para as quais o olho do especialista já esta treinado para diagnosticar.

prurido-dermatologia-e-saude-350x300-11

Como podemos ver, a coceira pode esconder um problema sério ou um problema simples que tem risco de ser agravado se não tratado a tempo ou se o tratamento for inadequado ou pela demora neste. Sempre que possível, antes de medicar-se ou aceitar tratamentos de quem é leigo e acha que já teve doença parecida, procure o especialista (ou seu médico de confiança que o encaminhara ao especialista), pois lesões que muitas vezes parecem banais podem esconder problemas mais sérios (e) que ficarão difíceis de diagnosticar depois do uso de medicamentos errados que além de “mascararem” a doença verdadeira podem inclusive agravá-la.

Lembre-se que mesmo pomadinhas não são inocentes. São medicamentos e tem efeitos colaterais se usadas de forma inadequada ou para a doença errada.

Sua pele é seu invólucro. É o órgão que separa o seu meio interno do mundo externo. Se não está integra, deixa você vulnerável. E ela está tão ao alcance de seus cuidados!



Dra-Marta-Izabel-Cerutti-AlbeDra. Marta Izabel Cerutti
Médica Dermatologista
CRM-RS 14708| RQE 12477

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google

 


Tags:

3 Comentários

  1. Relacionados: Dermatite seborreica - Dermatologia e Saude
  2. Estoura cinco dias com uma coceira nas costas, embaixo dos seios, mas a coceira se acentua a noite depois que me deito, não tem manchas… mas é intensa …poderia me orientar?

    • Estou a cinco dias com uma coceira nas costas… ela se acentua mais a noite quando me deito … não tem manchas mas é muito intensa !poderia me orientar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *