Home » Dicas » Pés ressecados – como cuidar?

Pés ressecados – como cuidar?

pes-ressecados-como-cuidar-dermatologia-e-saude-350x300Os pés são a região do corpo mais sujeita ao ressecamento. Andar descalço ou com sapatos abertos e o excesso de peso geram atrito e agravam o problema. A hidratação diária é fundamental para manter a beleza dos pés

Os pés são a região do corpo mais sujeita ao ressecamento. O hábito de andar descalço ou uso de sapatos abertos, especialmente rasteirinhas geram atrito e agravam o problema. O excesso de peso também piora o quadro por aumentar a pressão sobre a pele. A hidratação diária é fundamental para manter a beleza dos pés.

As rachaduras nos pés muitas vezes são causadas pelo ressecamento, mas outras doenças de pele como a psoríase e a dermatite de contato podem se manifestar dessa maneira. Se o seu problema não melhorar com os cuidados diários procure um dermatologista para fazer o diagnóstico correto.

Hidratantes comuns muitas vezes não são suficientes. É importante usar cremes hidratantes com substâncias de poder umectante maior, como uréia, D-pantenol, glicerina e lactato de amônia. O ácido salicílico ajuda na esfoliação e no afinamento da pele.

pes-ressecados-como-cuidar-dermatologia-e-saude-350x300-1
Pés ressecados e grossos de paciente com psoríase plantar

Lixar os pés não é recomendado. Embora pareça ter uma melhora logo após o lixamento, a pele entende que está sendo agredida e acaba engrossando mais para se defender. Os cremes vão fazer esse afinamento com mais segurança. Em áreas de calosidades, o lixamento suave pode ajudar.

Como tratar:

todos os dias, após o banho, seque bem os pés e aplique o creme hidratante. Prefira usar sapatos fechados com meias de algodão. À noite, antes de dormir repita a hidratação. Se os pés estiverem muito ressecados, após aplicar o creme à noite, cubra os pés com plástico para melhorar a absorção.

Quando os pés estão muito grossos e ressecados, podem demorar a melhorar totalmente. É preciso ser paciente e manter os cuidados todos os dias, pois, se descuidar da hidratação, o problema pode reaparecer.



Dra. Erica Fialho PieroteDra. Erica Fialho Pierote
Médica Dermatologista
CRM-MG 39638 | RQE 16114

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *