Home » Minha Pele » Você sabia que existe mais de um tipo de envelhecimento da pele?

Você sabia que existe mais de um tipo de envelhecimento da pele?

Você sabia que o envelhecimento da pele acontece por duas causas diferentes? A primeira causa é a passagem do tempo, que chamamos de envelhecimento intrínseco ou cronológico. A outra causa é a exposição aos fatores externos como a radiação solar e poluição, o que chamamos de envelhecimento extrínseco. Como o principal causador deste tipo de envelhecimento é o sol, chamamos também de fotoenvelhecimento.

Envelhecimento da pele

Envelhecimento intrínseco ou cronológico

O envelhecimento cronológico é o envelhecimento natural. Acontece por degeneração do organismo em paralelo ao envelhecimento de todos os nossos órgãos. Atinge todos os seres humanos e é inevitável.

O que acontece na pele?

Ocorrem modificações tanto na estrutura quanto na função da nossa pele. Com o passar do tempo nossas células diminuem sua capacidade de renovação e cai também a produção de fibras colágenas e elásticas, que dão sustentação para a pele. Com isso, perde-se elasticidade e firmeza, ocasionando afinamento, flacidez e aparecimento de rugas.

As glândulas de suor e sebo diminuem sua atividade, a circulação de sangue local é prejudicada e a quantidade de água na pele se reduz. Esses eventos culminam em uma pele ressecada, sem viço e sem luminosidade.

Repetidamente, ao longo dos anos, fazemos inúmeras expressões faciais, o que marca a nossa pele do rosto com as rugas de expressão. A gordura facial diminui de volume, a estrutura óssea reabsorve e o rosto fica “murcho”por falta de suporte. Você pode identificar facilmente a aparência da pele que sofreu somente o envelhecimento intrínseco, observando uma área que foi pouco exposta ao sol, como por exemplo, a face interna dos braços.

O que contribui para este tipo de envelhecimento?

1) Fatores hormonais: ocorre diminuição dos hormônios sexuais (testosterona no homem e estrógeno e progesterona na mulher), principalmente no sexo feminino, com a chegada da menopausa. Com a baixa dos hormônios há uma piora ainda mais considerável na formação das novas fibras de colágeno e maior desidratação. Sabemos que nos primeiros cinco anos da menopausa uma mulher pode perder de 30 a 40% do total das fibras de colágeno.

2) Predisposição genética: algumas pessoas envelhecem mais rapidamente do que outras.

Envelhecimento extrínseco ou fotoenvelhecimento

Causado por fatores externos que durante a vida do indivíduo interferem negativamente sobre a qualidade da pele, acelerando os sinais de envelhecimento. Os principais fatores externos ao organismo que predispõem ao envelhecimento precoce são:

  1. Exposição solar, dependente da intensidade da exposição e do tipo de pele do paciente.
  2. Tabagismo, causando diminuição da oxigenação e nutrição da pele além de destruir as fibras de colágeno.
  3. Consumo de bebidas alcoólicas: o álcool tem ação tóxica sobre o organismo.
  4. Poluição ambiental.
  5. Estresse.
  6. Estilo de vida e alimentação.

Estudos mostram que dietas ricas em açúcares e carboidratos refinados predispõem ao envelhecimento precoce através de um mecanismo chamado de glicação. Nele, a molécula de açúcar se liga às fibras de colágeno, atraindo um processo inflamatório que irá destruir as fibras.

Quais são os sinais do fotoenvelhecimento?

  • Textura espessada
  • Tom amarelado e opaco
  • Sem brilho
  • Com rugas profundas
  • Manchas escuras ou brancas
  • Queratoses (casquinhas de fundo avermelhado)
  • Vasos proeminentes, as chamadas telangiectasias.

O envelhecimento é um processo natural do organismo humano, mas agora você já sabe que está em seu poder modificar seus hábitos e prevenir vários dos fatores que levam ao envelhecimento precoce.



Dra. Gabriela Pfitzer SchaeferDra. Gabriela Pfitzer Schaefer
Médica Dermatologista
CRM-SC 12965 | RQE 10072

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *