Você conhece o potó?

lesões eritêmato edematosas em braço D produzidas em um acidente por potó.

O potó é um pequeno besouro (de 8 a 15mm) que, ao ser atritado na pele humana, libera uma substância irritante chamada pederina, causadora de lesões de queimadura dolorosas. Os acidentes acontecem preferencialmente no período chuvoso e durante à noite, frequentemente dentro da própria residência e durante o sono.

lesões eritêmato edematosas em braço D produzidas em um acidente por potó.
Lesões eritêmato edematosas em braço produzidas em um acidente por potó.

Os potós são atraídos pela luz branca das lâmpadas e não agridem os humanos. A substância cáustica é liberada quando esmagamos ou atritamos o besouro contra a pele, como um mecanismo de defesa.

Como é um acidente por potó?

O primeiro sintoma é o ardor ou prurido, seguido de vermelhidão local intensa. Pode haver formação de bolhas, como em uma queimadura. As lesões acompanham o trajeto do besouro atritado na pele e podem se infectar por bactérias ao serem coçadas.

Como muitos acidentes ocorrem durante o sono e os efeitos da substância demoram algumas horas para serem notados, muitas pessoas sequer suspeitam da causa das lesões ou acreditam ter tido contato com aranhas, limão ou outros agentes.

Em seguida formam-se casquinhas no local , podendo ocorrer manchas ou mesmo cicatrizes . As áreas mais afetadas são a face e as dobras (do pescoço, cotovelo, joelho). Caso se leve a mão com a substância cáustica aos olhos, poderá ocorrer conjuntivite.

E o que fazer no caso de acidente por potó?

Lave bem a região e não coce. Procure seu dermatologista de confiança. Ele é o seu maior aliado na manutenção da saúde e beleza de sua pele.

Dra. Valeria Crispim Baiocchi CappiDra. Valeria Crispim Baiocchi Cappi
CRM-GO 8244 | RQE 4538