Home » Minha Pele » Qual o creme que devo usar na minha pele?

Qual o creme que devo usar na minha pele?

qual-o-creme-que-devo-usar-na-minha-pele-dermatologia-e-saude-350x300

Sua pele precisa de cuidados

O creme mais importante para a sua pele é o filtro solar. Se você consegue usar mais de um produto e quer algo que realmente tenha eficácia na prevenção e no tratamento de sua pele, o segundo produto é a tretinoína (ácido retinóico).

Eficaz a longo prazo, tanto na prevenção do envelhecimento como na melhora da textura e no tratamento de acne e comedões, a tretinoína para uso externo é produto de custo acessível, mas apresenta alguns inconvenientes: se não for usada com adequação, pode provocar irritação na pele, deixando-a vermelha e descamativa. Há um longo caminho até que a pele fique habituada ao seu uso e não reaja exageradamente. Essa adequação está na concentração, na frequência e na quantidade de sua aplicação. Para peles muito sensíveis, o uso é desaconselhado.

Exige a prescrição e o acompanhamento do dermatologista em razão dos efeitos colaterais possíveis, bem como da proibição de seu uso durante a gestação e durante os períodos de exposição aumentada ao sol. Exige, portanto, muita atenção ao uso de filtro solar.

Mas, se você é dedicada(o) e cuidadosa(o) e deseja um tratamento mais completo, vale esta orientação: pode-se acrescentar à prescrição o antioxidante tópico. Idealmente sobre forma de sérum, fluido ou gotas para que se ajuste na aplicação antes do filtro, o antioxidante é usado para ‘varrer’ a sujeira provocada pela exposição ambiental e por reações químicas do nosso organismo as quais contribuem para o envelhecimento. Os mais conhecidos são à base de vitamina C, acido ferúlico e vitamina E.

É importante lembrar sempre que a pele deve ser bem limpa diariamente, e toda maquiagem deve ser removida.

Esse resumo pretende fornecer uma orientação que delineia como se constrói um tratamento. Existem inúmeras variantes e também nisso está a importância da atuação do dermatologista que, ao estudar sua pele, conseguirá cuidar melhor de você.



Dra-Marta-Izabel-Cerutti-AlbeDra. Marta Izabel Cerutti
Médica Dermatologista
CRM-RS 14708| RQE 12477

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google

 


Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *