Fui picado por um escorpião, e agora?

Escorpião amarelo

O que fazer caso você tenha sido picado por um escorpião?

Lavar o local com água e sabão; se possível, levar o animal para identificação; procurar uma unidade de saúde mais próxima para ser atendido; ligar para o Civitox 0800 – 722 6001.

Escorpião amarelo

Quem é você, escorpião?

Os escorpiões são animais da mesma família das aranhas e têm hábitos noturnos. Por isso, os acidentes com picadas ocorrem geralmente à noite. Vivem escondidos durante o dia sob a casca das árvores, pedras, tijolos, troncos podres, madeiras empilhadas e onde há acúmulo de lixo doméstico que forneça alimento rápido. Outros esconderijos comuns são fendas, frestas de móveis, muros ou porões. São mais ativos durante os meses quentes do ano.

A picada por escorpião pode ser fatal?

O quadro pode ser leve, moderado e grave. As crianças abaixo dos sete anos de idade e idosos constituem o grupo mais vulnerável. Porém, a gravidade dos casos depende da espécie e tamanho do escorpião, da quantidade de veneno inoculada e da sensibilidade individual de cada vítima. A dor no local da picada é o sintoma mais comum nos casos de escorpionismo (acidente com escorpião), podendo ou não ser acompanhada por formigamento, que devem ser tratados com analgésicos e/ou infiltração com anestésicos.

Só utilizamos a soroterapia específica nos acidentes moderados e graves, observados principalmente em crianças, após intervalo de minutos até poucas horas (2-3h). Então o ideal é, assim que ocorrer o acidente, procurar imediatamente o pronto atendimento.

Casos leves: ocorre somente dor no local ou em todo o membro. Pode ser acompanhada de dormência e/ou formigamento na região da picada.

Casos moderados: dor intensa associada a uma ou mais manifestações, como: enjôo, vômitos, suor excessivo, salivação, agitação, batimentos cardíacos e respiração acelerados.

Casos graves: observamos todos os sintomas do quadro moderado, além de vômitos abundantes e repetidos, fraqueza, convulsão, batimentos cardíacos lentos, coma, dificuldade respiratória e choque.

Dessa forma, fique atento: a picada por escorpião pode ser fatal em determinados casos, daí a importância em se procurar atendimento médico o mais rápido possível.

Araneísmo: acidentes por aranhas

Acidentes por serpentes e pele

O que é lonomismo?

Carrapatos

Larva migrans

Pixilinga

Nódulos dos ordenhadores



Dr.Alexandre Moretti de LimaDr. Alexandre Moretti
Médico Dermatologista
CRM-MS 4146 |  RQE 3804

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *