Home » Minha Pele » O que é melasma?

O que é melasma?

Melasma é o nome dado às manchas escuras na face por excesso de melanina, que é o pigmento da pele. Seu tratamento, apesar de difícil, produz bons resultados. O melasma atinge mais comumente a testa, as bochechas , o nariz e logo acima dos lábios, mas pode afetar a face toda, o colo e até mesmo a parte externa dos braços.

Melasma
Manchas amarronzadas acometendo lateral da face.

Por que eu tenho melasma?

As causas do melasma ainda não estão completamente esclarecidas e são alvo de intensas pesquisas na Dermatologia. Apesar de ser popularmente conhecido como “mancha de gravidez”, o melasma pode aparecer em mulheres que nunca engravidaram, principalmente pelo uso de anticoncepcionais, exposição ao sol e após o uso de alguns medicamentos. Os homens também podem apresentar as manchas.

Como é feito o tratamento do melasma?

O melasma provoca importante prejuízo na autoestima da pessoa e pode levá-la a procurar soluções mágicas e tratamentos pouco confiáveis, o que sem dúvida tende a piorar a situação. Jamais utilize medicações indicadas para uma amiga/conhecida, pois cada caso é único. O tratamento é feito com substâncias que irão reduzir a pigmentação da pele, sempre associado à proteção solar adequada.

A escolha do filtro solar e seu uso correto são fundamentais para o sucesso do tratamento. A manutenção é muito importante pois, se descuidarmos, a mancha voltará! Na maioria dos casos, devemos associar o tratamento domiciliar à tratamentos auxiliares feitos no consultório, como os peelings e certos tipos de lasers.

Consulte o seu dermatologista antes de se submeter a qualquer tratamento estético. Ele é o seu maior aliado na manutenção da saúde e beleza de sua pele.



Dra. Valeria Crispim Baiocchi CappiDra. Valeria Crispim Baiocchi Cappi
Médica Dermatologista
CRM-GO 8244 | RQE 4538

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *