Eritema nodoso

Eritema Nodoso

Você já ouviu falar em eritema nodoso? Esta é uma inflamação do tecido gorduroso abaixo da pele. Surge como resposta a uma grande variedade de agentes, alguns ainda não totalmente conhecidos. Aparece geralmente nas pernas como nódulos (bolas) avermelhados e dolorosos. As lesões variam muito em quantidade: algumas pessoas têm poucas lesões, enquanto outras podem chegar a apresentar até cinquenta lesões simultaneamente.

Eritema Nodoso
Eritema Nodoso: Nódulos avermelhados com dor à palpação. Acometendo a região anterior das pernas.

Em geral as crises se resolvem espontaneamente. O eritema nodoso pode ocorrer em ambos os sexos, qualquer faixa etária, sendo mais comum em mulheres entre a segunda e a quarta décadas de vida.

Quais são os sintomas?

• Aparecimento agudo de nódulos profundos e inflamados
  • Sensação de “bolas” endurecidas embaixo da pele ao passar a mão
  • Calor e dor no local
  • Manchas avermelhadas sobre a pele que está doente
  • Geralmente aparecem na parte anterior das pernas (“canela”), tornozelos e joelhos bilateralmente. Em raros casos pode afetar coxas, braços, pescoço e até face
  • Medem em geral de 1 a 5 cm de diâmetro e quando muito próximos uns dos outros podem se agrupar, formando nódulos maiores ou placas.

E o que acontece depois?

Inicialmente os nódulos se mostram levemente elevados em relação à pele normal, de cor vermelho vivo. Com o passar do tempo ficam mais planos e a vermelhidão vai gradualmente se tornando arroxeada. Nas lesões mais antigas há uma coloração amarelo-esverdeada, lembrando a evolução de um hematoma.

Em geral as lesões não estouram, não deixam feridas e, quando melhoram, não deixam cicatrizes. É comum o paciente ter febre, mal-estar geral, fraqueza, dores nas articulações, dor de cabeça, dores abdominais, tosse, vômitos e diarreia durante a crise. O paciente pode apresentar também aumento dos gânglios linfáticos, as chamadas “ínguas”.

A crise dura em média de três a seis semanas, mas pode se prolongar por anos. O eritema nodoso costuma aparecer de novo outras vezes durante a vida. Nas crianças em geral as crises são mais leves e têm menor duração.

Como saber se eu tenho mesmo eritema nodoso?

O diagnóstico é feito pelo médico dermatologista através da biópsia de um nódulo.

Qual o tratamento?

É importante investigar qual a doença causadora para iniciar o tratamento específico. Para alívio da crise realizamos o chamado tratamento sintomático, ou seja, controlamos os sintomas do paciente com o uso de medicações analgésicas e anti-inflamatórias. Elevação dos membros, repouso e compressão são bastante importantes no controle da dor.

Quais são as causas mais comuns?

Infecciosas:

• Infecção das vias aéreas ou gastrointentinais
  • Doenças sexualmente transmissíveis
  • Tuberculose
  • Micoses
  • Hepatites
  • Varicela
  • Hanseníase.

A causa infecciosa mais comum em crianças é a infecção das vias aéreas responsável por até 44% dos casos.

Medicamentos:

• Antibióticos
  • Anti-inflamatórios
  • Analgésicos
  • Hormônios (principalmente estrógenos).

Neoplasias:

• Câncer de cólon, fígado, pulmão, estômago, rim, pâncreas, leucemia, linfoma.

Outros:

• Acne
  • Artrite
  • Gravidez
  • Diverticulite
  • Lúpus
  • Radioterapia.

O agente causador pode não ser descoberto em até metade dos casos. Além destas causas citadas há ainda inúmeras outras. Por isso, caso você tenha lesões que se encaixem na descrição, procure um médico dermatologista.

Dra. Gabriela Pfitzer SchaeferDra. Gabriela Pfitzer Schaefer
CRM-SC 12965 | RQE 10072