Cuidado com caipirinha no sol!

Fitofotodermatode no braço

Sabe aquela caipirinha ou aquele suco de limão gelado delicioso que a gente toma na praia? E aquele peixe com limão? Precisamos ter cuidado na hora de mexer com limão, tangerina, mexerica, laranja e outras frutas cítricas no sol, pois estas possuem algumas substâncias que, quando são expostas à radiação solar, podem causar inflamação, queimaduras e manchas escuras na nossa pele.

Fitofotodermatode no braço

O nome desta doença causada pelas frutas cítricas é fitofotodermatose. Nome complicado, não é? Mas o que precisamos saber é muito simples: quando entramos em contato com essas substâncias no sol, logo nas primeiras 24 horas após a exposição podem surgir manchas vermelhas, que às vezes ardem e cocam. Quando a queimadura é muito intensa, podem até mesmo aparecer bolhas no local. Com o passar dos dias as manchas vão ficando escuras, e leva de semanas a meses para desaparecerem.

Essas manchas aparecem mais nas mãos, colo e lábios, que são os locais que têm mais contato com a substância. É muito frequente também aparecerem nos braços e pernas quando o líquido escorre nestes locais. Além destas frutas, alguns perfumes, cosméticos, medicações e certas plantas – como arruda, cenoura, aipo, salsinha, coentro e erva-doce – podem causar esta lesão.

O importante é prevenir para que isso não ocorra. É bom tomar as seguintes precauções:

  • Evite mexer com estas frutas no sol;
  • Se for fazer ou beber caipirinha, limonada, sucos ou picolés de frutas cítricas no sol lave bem as mãos e a região da boca logo após o contato;
  • Perfumes também podem causar este quadro, por isso evite usar perfumes ao se expor ao sol;
  • Evite usar bronzeadores caseiros, principalmente aqueles feitos a partir de folhas de figo, pois eles podem causar graves queimaduras;
  • Cuidado também com a bergamota, o figo verde, a laranja, a lima, a lima-da-pérsia, manga, nabo, tangerina, pois eles também podem manchar a pele.

Se for à praia, nunca esqueça de usar o protetor solar! E se você esquecer de todas estas recomendações e acabar se queimando, procure seu dermatologista, pois ele é que vai tratar sua pele para que ela não fique manchada.



Dra-Mirela-BorgesDra. Mirela Borges
Médica Dermatologista
CRM-AL 4078 | RQE 1316

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *