Home » Minha Pele » Botox e Preenchimentos: entenda a diferença

Botox e Preenchimentos: entenda a diferença

É comum que as pessoas confundam o botox (toxina botulínica) e os preenchimentos porque ambos são aplicados com pequenas injeções na pele. Apesar dessa coincidência e dos dois serem ótimos tratamentos para melhorar rugas e rejuvenescer a face, as semelhanças param por aí. Na verdade, o botox e os preenchimentos são procedimentos complementares. E o resultado é fantástico quando são usados em conjunto.

Mas o que o botox faz?

O botox não aumenta o volume dos lábios e bochechas, como muita gente pensa. A quantidade aplicada é muito pequena e o produto, na forma líquida, desaparece sob a pele logo após a aplicação. Seu efeito começa a ser visível em 3 dias e dura 4 meses, em média.

Com a idade, surgem na face as rugas de expressão, que são causadas pelo movimento dos músculos embaixo da pele. Os melhores exemplos dessas rugas são os pés de galinha em volta dos olhos e as rugas entre as sobrancelhas que te deixam com cara de brava. O botox trata esse tipo de ruga porque deixa os músculos mais relaxados.

O relaxamento que o botox faz nos músculos dos olhos e testa pode elevar as sobrancelhas, abrindo o olhar e rejuvenescendo a expressão. Esse efeito disfarça a sobra de pele em cima dos olhos e permite adiar a cirurgia plástica das pálpebras.

Quando aplicado na região inferior do rosto, o botox ajuda a melhorar o contorno da face e pescoço, procedimento conhecido como lifting de Nefertiti.

Botox e preenchimento
Efeito do botox nas rugas de expressão na face.

Preenchendo espaços vazios

Os preenchimentos são um tipo de gel, que quando aplicado sob a pele, preenche áreas onde falta gordura e onde houve a quebra da pele. A diminuição do colágeno e da gordura da face faz surgir vincos profundos e depressões na pele, principalmente ao lado do nariz e da boca (bigode chinês). Os preenchimentos têm a capacidade de encher os espaços vazios e suavizar essas rugas.

Rugas mais finas e delicadas como as que se formam em volta dos lábios (códigos de barra) também podem ser preenchidas usando um gel mais fluido. Os preenchimentos também são usados para restaurar o volume e destacar regiões da face, como as bochechas e os lábios.

O aspecto de cansaço causado pelas olheiras é atenuado com preenchimento do sulco ou depressão embaixo dos olhos. Um tipo específico de preenchedor, um gel quase líquido, pode ser aplicado em vários pontos da pele da face, pescoço, colo e mãos promovendo a hidratação injetável da pele.

Botox e preenchimento: Qual a diferença?
Principais locais de aplicação de preenchedores na face

Agora que você já sabe as principais diferenças entre o botox e os preenchimentos, que tal escolher um bom especialista e descobrir o que esses procedimentos podem fazer pela sua beleza?



Dra. Juliana PiresDra. Juliana Pires
Médico Dermatologista
CRM-BA 21.882 | RQE 8828

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *