Antitranspirante, antiperspirante e desodorante- Qual a diferença?

No nosso dia a dia, principalmente quando vamos à farmácia ou ao supermercado procurando um produto para as axilas e pés, nos deparamos com essas três palavras no rótulo. E aí surge uma dúvida!! O que realmente estamos levando para casa? E o que estamos levando serve para nosso problema? Mas primeiro temos que entender como funciona o suor e como ele é importante para o nosso corpo

Antitranspirante-antiperspirante-e-desodorante-Qual-a-diferença-dermatologia-e-saude-1O suor tem a função de manter a temperatura corporal, ou seja, quando acontece sua evaporação, ele mantém o corpo resfriado. Ele é composto por água (99%), sais e proteínas, e não possui cheiro. Entretanto, em nossa pele, existem bactérias que decompõem algumas substâncias do suor, produzindo outras de odor desagradável, principalmente ácidos carboxílicos (ácido butírico e capróico).

O desodorante têm a função de inibir o crescimento bacteriano na pele, pois possuem substâncias químicas, tais como o triclosan, mascarando assim o mal cheiro. Ou seja, como o próprio nome já diz: o desodorante serve para desodorizar, acabar com o odor.

E os antitranspirantes e antiperspirantes – Qual a diferença?

A resposta é nenhuma. A função dos dois é bloquear a saída do suor pelo ducto da glândula sudorípara. São verdadeiros inibidores da transpiração e mantém a área onde são utilizados relativamente seca. O principal componente dos antiperspirantes e antitranspirantes são os sais de alumínio, e são eles que bloqueiam a saída de suor. Quanto maior a concentração desse ativo, maior é a eficácia do produto, porém maior chance de desenvolver irritação e inflamação da glândula. Por isso alguns pacientes não toleram o uso destes produtos. Tanto os desodorantes quanto os antiperspirantes/antitranspirantes podem ser usados na forma de creme, aerosol, spray, roll on e stick, e na escolha do veículo adequado deve-se levar em consideração o perfil do paciente e seus hábitos.

E qual o melhor horário de aplicação dos antitranspirantes / antiperspirantes?

O melhor horário é à noite na pele limpa e seca, pois as glândulas sudoríparas são menos ativas enquanto você dorme, o que permite que o produto fique em contato com a pele durante toda a noite.

Alimentos condimentados, álcool, cafeína e nicotina são substâncias que aumentam a transpiração, e em pacientes que tem sudorese excessiva devem ser evitados.

Há alguns anos atrás foi divulgado na mídia que os antiperspirantes/antitranspirantes, que contêm os sais de alumínio, estariam causando câncer de mama em mulheres, onde os sais de alumínio poderiam estar sendo absorvidos e se acumular no organismo, porém em uma nota da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), divulgou um parecer técnico que até o momento não existe comprovação científica para essas alegações.



Dr.Alexandre Moretti de LimaDr. Alexandre Moretti
Médico Dermatologista
CRM-MS 4146 |  RQE 3804

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *