Leucodermias solares

Leucodermias solares (ou leucodermias gotadas) são pequenas manchas brancas que surgem ao longo dos anos em áreas expostas da pele, especialmente braços e pernas

leucodermias-solares-dermatologia-e-saude-350x300-01Sabe aquelas manchas brancas e manchas escuras que existem nos braços e pernas de muitas pessoas? Isto é um sinal do fotoenvelhecimento da pele, quer dizer, o envelhecimento da pele causado pela exposição ao sol ao longo dos anos.

As leucodermias solares são as pequenas manchas brancas que surgem em várias partes do corpo, especialmente naquelas áreas mais expostas ao sol, como braços e pernas. Podem estar presentes poucas lesões ou dezenas delas e as manchas podem variar de 2 mm a mais de 1 cm de diâmetro.

Como são causadas pela exposição crônica ao sol (ao longo de vários anos) e como o dano solar é acumulativo, então as manchas podem aparecer mesmo depois de muitos anos que você parou de se expor ao sol. E continuam aparecendo por algum tempo. Algumas pessoas, por predisposição genética, vão apresentar as manchas ainda precocemente, na juventude, mas o mais comum é que elas surjam após os 30 anos. Podem estar presentes isoladamente na pele ou junto com as manchas escuras, as melanoses solares.

Quando surgem as primeiras manchinhas, algumas pessoas costumam ficar preocupadas com a possibilidade de ser vitiligo, mas um dermatologista experiente vai saber dizer com certeza se trata-se de leucodermia solar ou não.

Nos últimos anos vem surgindo várias novas opções de tratamento para esse problema, como crioterapia, peelings, lasers ablativos e técnicas de drug delivery com medicamentos. Claro que o tratamento que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra e, às vezes, conseguimos apenas uma melhora parcial das lesões. Mas se você estiver incomodado(a) com as suas manchinhas, vale a pena procurar o seu dermatologista, ele saberá indicar a melhor opção de tratamento no seu caso.

 



Dra. Giselle FroesDra. Giselle Froes
Médica Dermatologista
CRM-MG 39552 | RQE 17150

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


13 comentários em “Leucodermias solares”

  1. Pingback: Menopausa e pele - Dermatologia e Saude

  2. Desenvolvi um problema de pele (vitiligo) na região da barriga há mais ou menos 25 anos, fiz um tratamento na época com um medicamento chamado “VITICROMIN”, no qual após a ingestão ficava exposto ao sol por 15 minutos. A doença estacionou, ou seja, não avançou, porém ficaram as manchas permaneceram. Gostaria de saber se hoje existe algum tratamento para a retirada das manchas e, se a doença pode estar adormecida voltando a se desenvolver caso se “mexa” com ela?

    1. Dermatologia & Saúde

      Cara Juraci, agradecemos sua mensagem!

      O site Dermatologia & Saúde é uma iniciativa pioneira de educação da população sobre as doenças de pele. Disponibilizamos o nosso conteúdo, que é escrito por médicos dermatologistas, de forma gratuita na internet com este objetivo. Para atendimento, por favor, procurar serviços de referência de sua região.

      Atenciosamente Equipe Dermatologia & Saúde

  3. Muito obrigada pelo esclarecimento.

    Estava preocupada com as que apareceram em mim, achando que pudesse ser câncer de pele. As minhas são idênticas a da primeira foto e estão no antebraço e coxa esquerdos. Vou consultar um dermatologista para garantir que não é grave. Mas agora estou mais tranquila.

  4. As minhas manchas são idênticas à primeira foto, mas acredito que seja por predisposição genética, pois apresentei ela desde cedo e tenho 27 anos. Já fui a dois dermatologistas diferentes, e ambos disseram que não tem como reverter. Isso me desanimou bastante e acabei não indo mais.

  5. Boa noite.
    Minha filha de tres anos apareceu de um dia pro outro com essas manchinhas no joelho na mao dois pontinhos pequenos, no braço um pontinho isolado, na canela alguns pontinhos pequenos. Estou sem convenio no.momento mais vou providenciar. Gostaria por favor de orientacao pois estou preocupada tenho as fotos se puder encaminhar pra algum email agradeco.
    Deus abençoe.

  6. Olá
    Tenho uma filha de 11 anos
    Desde os 6 meses de vida que surgiu uma manchinha no dedo da mão dela, uma mancha branquinha.
    A medida que ela foi crescendo foi aumentando bastante
    Tem até dentro da palma da mão
    Dos pés, nas pernas braços e rosto (graças a Deus ainda em menor quantidade)
    Desde o início, ainda pequena que vou em dermatologistas e ninguém consegue descobrir o que é nem como amenizar a situação dela!
    Fico muito triste pq ela está crescendo não expõe as pernas com vergonha e sofre com isso.
    Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

  7. Muito esclarecedor o texto. Já tinha ido na dermatologista e sabia que não era nada grave, só estético. Com as informações do site fiquei mais tranquila. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *