Home » Doenças da Pele » Larva migrans

Larva migrans

larva-migrans-dermatologia-e-saude-350x300Larva migrans é uma doença infecciosa causada pelas larvas de um verme, que pode ser limitada a pele (forma cutânea) ou afetar órgãos internos (forma visceral), mais raramente.

A contaminação acontece pelo contato da pele ou ingestão desses vermes que estão presentes nas fezes de animais infestados

Bicho geográfico ou larva migrans cutâneo é uma doença causada por larvas de alguns vermes parasitas intestinais que entram na pele através do contato com objetos contaminados por fezes de animais que albergam esses vermes em seu intestino. Animais como cães, gatos, porcos e macacos podem ser hospedeiros desses vermes.

Ao penetrar na pele a larva provoca bastante coceira e irão causar lesões serpiginosas, de trajeto tortuoso, uma espécie de caminho na pele com vermelhidão local e por vezes surgimento de vesículas e até bolhas. As áreas mais comumente afetadas são as pernas e os braços.

Para evitar esse tipo de doença recomenda-se o uso de calçados e lavagem frequente das mãos, oferecer medicação para vermes regularmente aos animais domésticos, assim como a destinação correta das fezes dos mesmos.

O dermatologista é o médico especialista para o diagnóstico e tratamento dessa doença, que deve ser diferenciada de outras doenças da pele que provocam quadro semelhante. O tratamento normalmente é eficaz com uso de medicações adequadas, tanto tópicas quanto por via oral.



Leonardo RibeiroLeonardo Ribeiro
Médico Dermatologista

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *