Home » Doenças da Pele » Isotretinoína

Isotretinoína

A isotretinoína é o carro-chefe no tratamento da acne, com grande e prolongada melhora das lesões, porém o tratamento é longo e requer cuidados

A isotretinoína é atualmente o medicamentos de escolha em casos mais intensos de acne. Para casos leves, como este, apenas medicamentos tópicos podem ser suficientes
A isotretinoína é atualmente o medicamentos de escolha em casos mais intensos de acne. Para casos leves, como este, apenas medicamentos tópicos podem ser suficientes

Se você já pensou em acne, certamente já ouviu falar da isotretinoína (ou Roacutan®* – o nome comercial mais famoso desta droga/medicamento). Tratar a acne sempre foi uma preocupação para as pessoas, não só na adolescência, mas também em outras fases da vida. Por menos que nos preocupássemos com estética no passado, a acne sempre foi um incômodo na aparência, prejudicando o convívio social principalmente de adolescentes. Já existiam muitos tratamentos, até bem efetivos, tanto tópicos quanto orais; eram usados antibióticos, por longos períodos, e havia o risco desencadear resistência bacteriana nos usuários. Com a isotretinoína, foi dado um passo adiante no tratamento da acne. A substância foi um divisor de águas.

A isotretinoína surgiu como possibilidade de tratamento da acne nos anos 60, quando eram pesquisadas drogas análogas para tratamento de outras patologias. É um derivado ácido da vitamina A, que é se distribui por todo o organismo, participando de processos bioquímicos.

De modo simplificado, a isotretinoína age na acne controlando a renovação e maturação das células das glândulas sebáceas e da pele. Assim, consegue tornar o sebo espesso produzido nestas glândulas ativas de pacientes com acne num sebo mais fluido, e remove áreas de acúmulo de queratina na saída dos folículos pilosos,que quando obstruídos colaboram na formação dos comedões (cravos). Ela também reduz as dimensões da glândula, reduz a oleosidade percebida na superfície da pele, entre outros efeitos.

A isotretinoína mesmo tópica pode melhora lesões de acne leve
A isotretinoína mesmo tópica pode melhora lesões de acne leve

O tratamento da acne com a isotretinoína é prolongado, e deve ser rigorosamente seguido com o dermatologista. Há necessidade de exames de controle periódicos, devido às complicações que o tratamento pode apresentar. Mulheres em idade fértil devem usar apenas após discernimento do médico, pelo risco de malformações fetais.

O sucesso da isotretinoína oral no tratamento da acne foi tão grande, que pode-se dizer que há um “antes” e “depois” da isotretinoína. Reduziu-se muito o uso de antibióticos orais e mesmo de tratamentos tópicos em formas de acne que antes eram, de certa forma, de difícil tratamento. O grande impacto também se justifica porque a isotretinoína, na sua dose de supressão, consegue manter o paciente praticamente sem acne por longos períodos, ou mesmo não apresentar mais acne. Enfim, à acne passou a ter “cura” (ou, em muitos casos, o que se chama de “remissão prolongada”, que são longos períodos sem manifestações relevantes de acne).

*Os autores esclarecem que, além do Roacutan®, a marca mais conhecida da isotretinoína, existem várias outras marcas atualmente no mercado, inclusive genéricos. Os autores não tem qualquer conflito de interesse com as marcas de isotretinoína, e citou-se o nome da marca principal da substância pela familiaridade que os leigos demonstram com o nome da marca líder.

A isotretinoína é uma forma atenuada da vitamina A. Acima, as semelhanças entre a isotretinoína, a vitamina A e o beta caroteno, precursor da vitamina A que ocorre nos alimentos (manga, cenoura, couve e outros)
A isotretinoína é uma forma atenuada da vitamina A. Acima, as semelhanças entre a isotretinoína, a vitamina A e o beta caroteno, precursor da vitamina A que ocorre nos alimentos (manga, cenoura, couve e outros)


Dr. Marco Otávio Rocha CoutoDr. Marco Otávio Rocha Couto
Médico Dermatologista
CRM-DF 12.167 | RQE 6137

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google




Dra. Bel TakemotoDra. Bel Takemoto
Médica Dermatologista
CRM-SP 123.860 | RQE 35064

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

5 Comentários

  1. Olá doutor
    Minha mãe dúvida em relação ao roacutan é se ele resolve problema com acne hormonal, pois eu tenho microcistos no ovários e já tomei roacutan porém não resolveu, hj em dia faço tt dos microcistos mais continua nascendo acne, e queria saber oq poderia resolver o meu caso.

    • Cara Fernanda, agradecemos sua mensagem!

      O site Dermatologia & Saúde é uma iniciativa pioneira de educação da população sobre as doenças de pele. Disponibilizamos o nosso conteúdo, que é escrito por médicos dermatologistas, de forma gratuita na internet com este objetivo.

      Para atendimento, por favor, procurar serviços de referência de sua região.

      Você pode pesquisar pelos colunistas deste site neste endereço:
      http://medicosdermatologistas.com.br

      Atenciosamente Equipe Dermatologia & Saúde

  2. Mensagem *oi Doutor o meu problema e de acne já fui ao hospital já receitaram me ibuprofeno, prendisilone só focou normal mais quando acabei os comprimidos recomeçou fui de novo disseram me que tenho que parar de tomar comprimidos porque podem me prejudicar e que é uma fase vai passar .o que fazer

  3. Boa noite!

    Gostaria de saber quais são os efeitos da isotretinoína para quem tem melasma. Essa substância pode ajudar a reduzir o melasma ou pode escurecer mais ainda as mesmas?
    Desde já, agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *