Home » Estética » Rejuvenescimento do colo

Rejuvenescimento do colo

O rejuvenescimento do colo ou decote também é importante nos cuidados com a aparência

rejuvenescimento-do-colo-dermatologia-e-saude-01-350x300Esquecido e à mostra, por opção no estilo de vestir ou pelas altas temperaturas de nosso país, o colo (ou “decote”) está à mercê do tempo desprotegido e descuidado.

Poucas vezes lembramos de dispensar a ele os mesmo cuidados que temos com a pele do nosso rosto e nos damos conta disso quando algo nele nos desagrada.

A exposição ao sol e ao tempo leva ao envelhecimento da pele que foto danificada, torna-se áspera, com sardas escuras e brancas e manchas avermelhadas (provocadas pelo acúmulo de pequenas varizes chamadas telangectasias). A pele engrossa lentamente favorecendo aparecimento de rugas e marcas (posturais).

O que podemos fazer para evitá-las?

  • Aplicar filtro solar diariamente antes de nos vestirmos pois as roupas de tecidos muito leves não protegem adequadamente. Reaplicar sempre que necessário.
  • Quando a exposição solar for excessiva além do uso do filtro solar, vestir roupas com tecidos não transparentes.
  • Evitar banhos com temperatura muito elevada, pois removem a hidratação natural da pele.
  • Ao dar início aos tratamentos de prevenção na face incluir também o colo.

E quando as consequências do descuido já são visíveis?

Delicada por ser mais fina e com menor número de glândulas sebáceas, a pele do colo requer atenção especial também na escolha dos tratamentos. Atualmente existem muitas opções disponíveis e com as quais se conseguem resultados interessantes.

Quando o foco são as manchas, os peelings superficiais e médios podem ser realizados, mas nunca agressivos pelo risco de deixar cicatrizes.

LIP (luz intensa pulsada) é uma excelente escolha melhorando a textura, removendo sardas, clareando a pele como um todo e minimizando rugas e telangectasias. Em alguns casos com apenas uma sessão a melhora já é significativa.

Quando desejamos um estímulo mais intenso do colágeno, o laser de CO2 é uma ótima escolha com melhora global que se estende mesmo após meses das aplicações.

Outro tratamento cujo resultado agrada muito são os chamados skinboosters, que são aplicações de ácido hialurônico, muito leve, injetados superficialmente que proveem hidratação profunda, apagamento das linhas finas e estimulam o colágeno, recuperando o viço da pele. Indicado para pacientes em todas as idades e realizados em três sessões, com intervalos mensais entre elas.

Há ainda alguns casos nos quais a toxina botulínica também é indicada, quando desejamos o relaxamento de rugas causadas pelos hábitos posturais (deitar de lado, ficar com ombros caídos, etc.).

rejuvenescimento-do-colo-dermatologia-e-saude-02-350x300A flacidez, além de ser trabalhada com todos os tratamentos citados acima, tem a radiofrequência como aliada que pode acrescentar algum benefício no resultado final desejado, assim como o ácido polilático que ao ser injetado nas camadas profundas promove a formação de colágeno conferindo firmeza e redução das rugas.

Cuide de você. Fique atenta(o) ao seu próprio corpo e saiba perceber o que está em desacordo com seu bem estar. Seus cuidados consigo são fundamentais para um envelhecimento global saudável. E ser saudável inclui cuidar de sua aparência sem cometer exageros, mas de forma harmoniosa, elegante e bem orientada. Estar apresentável e manter com sutileza a jovialidade também é sabedoria.



Dra-Marta-Izabel-Cerutti-AlbeDra. Marta Izabel Cerutti
Médica Dermatologista
CRM-RS 14708| RQE 12477

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

1 Comentário

  1. Relacionados: Hidratação injetável na pele: Skinboosters - Dermatologia e Saude

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *