Home » Estética » Preenchedores » Tudo o que você queria saber sobre preenchimento de pele

Tudo o que você queria saber sobre preenchimento de pele

O preenchimento cutâneo é uma técnica na qual substâncias são injetadas na pele para melhorar a aparência das rugas e das imperfeições da face. O resultado é uma aparência mais suave e jovem com o mínimo de tempo de recuperação e grande segurança. Quando realizado por médico experiente e feito com bom senso deixa um aspecto muito natural e discreto.

Preenchimento cutâneo

Você sabe o que acontece no nosso rosto ao envelhecer?

O envelhecimento é um processo tridimensional, onde temos perda de colágeno na pele, diminuição da gordura do rosto e também da estrutura óssea. Ou seja, o rosto perde seu apoio e, literalmente, desaba. Vemos uma flacidez progressiva, com perda dos contornos faciais e a formação de áreas de sombra, com aspecto de rosto murcho.

Para exemplificar, o rosto jovem é semelhante a uma pirâmide invertida cuja base se localiza na região das bochechas e o ápice no queixo. Com o envelhecimento, ocorre uma inversão desta pirâmide, com acúmulo de tecidos na região inferior do rosto.

Preenchimento da Pele

Como os preenchimentos podem mudar essa realidade?

Os preenchedores são utilizados para reverter este processo, fazendo uma reposição de volume nos locais onde o rosto está encovado e murcho. Chamamos esse tratamento de rejuvenescimento tridimensional da face.

Existe mais de um tipo de preenchimento?

Sim, existem preenchedores temporários (reabsorvíveis) ou permanentes. Os primeiros são os mais usados por apresentarem maior segurança. Hoje em dia o uso de preenchedores permanentes está restrito a poucas situações, como o preenchimento de pacientes HIV positivo que perdem a gordura facial durante o tratamento medicamentoso.

Preenchimentos temporários

O principal representante desta categoria é o ácido hialurônico, substância naturalmente presente no nosso organismo, com função de reter água e hidratar. Infelizmente, sua produção diminui com a idade. Dentre as vantagens do produto está a baixa incidência de alergias. O efeito do preenchimento é imediato e sua duração varia entre 6 a 18 meses, dependendo do tipo de ácido hialurônico usado, da área tratada, além de características individuais do paciente em absorver o material.

Preenchimentos com estímulo de colágeno

Outra categoria de preenchedores busca o estímulo à produção de colágeno pelo próprio organismo que será, em parte, responsável pelo efeito preenchedor. Entre eles podemos citar o ácido Poli-L-Lático (Sculptra) e a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse).

Onde o médico pode aplicar o preenchimento?

  • Sulcos nas laterais dos lábios (“bigode chinês”)
  • Rugas periorais (“código de barras”)
  • Olheiras
  • Cicatrizes de acne
  • Aumento de volume e definição dos lábios
  • Correção de lóbulo da orelha
  • Reposição de volume facial nas bochechas e têmporas cavadas
  • Melhora do contorno facial
  • Mãos, para melhora das depressões entre os tendões (mão magra).

O procedimento é realizado no consultório médico e na maioria das vezes não necessita de anestesia. Para os pacientes mais sensíveis pode ser usado anestésico tópico ou local para aliviar a sensação da picada da agulha. Se você se interessou por este tratamento procure seu dermatologista para discutir qual o melhor produto para você.



Dra. Gabriela Pfitzer SchaeferDra. Gabriela Pfitzer Schaefer
Médica Dermatologista
CRM-SC 12965 | RQE 10072

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *