Home » Estética » Peelings » O que é peeling?

O que é peeling?

A palavra Peeling vem do inglês e quer dizer descamar. Ou seja, os peelings são tratamentos que promovem a renovação da pele através de uma descamação controlada pelo médico. É o procedimento mais realizado nos consultórios dermatológicos no Brasil, porque trata diversos problemas de pele, como:

Peeling
O peeling promove uma renovação das células da pele, ao mesmo tempo em que trata a pele nova que vai surgir.
  • manchas (melasma, sardas, melanoses solares)
  • cicatrizes de acne
  • lesões de pele pré-cancerígenas, tais como as ceratoses actínicas
  • rejuvenescimento
  • queratose pilar
  • estrias (tratamento coadjuvante)
  • melhora da acne ativa e também dos cravos.

E não se faz peeling somente na face. Outras áreas, como pescoço, colo (região do decote), costas, braços e mãos também podem se beneficiar deste tratamento, respeitando-se as restrições e características de cada local.

Aqui vai um passo a passo para você entender melhor:

CONSULTA – Para que o procedimento seja feito de forma segura, o paciente deve passar inicialmente por uma consulta médica na qual o seu problema vai ser será avaliado.

PREPARO – A seguir, há necessidade de preparo da pele. Tal preparo é feito com cremes com ácidos e clareadores, e isso é importante para permitir uma descamação homogênea, assim como reduzir o risco de manchas no pós-operatório.

PREVENIR COMPLICAÇÕES – Dependendo da agressividade do peeling, o paciente deverá tomar antibióticos e antivirais previamente ao procedimento. Os mais superficiais e leves são bem tolerados, mas os profundos requerem ambiente hospitalar e uma sedação anestésica.

RECUPERAÇÃO- Quanto mais agressivo o peeling, maiores os cuidados e o tempo de recuperação. Recomenda-se que o paciente não se exponha de forma excessiva ao sol por um a três meses , dependendo do tipo de peeling, após a realização do procedimento.

Como todo procedimento médico, os peelings não são milagrosos: são, sim, excelentes ferramentas que, em mãos experientes, servem para melhorar, suavizar e atenuar vários problemas da pele. Requerem cuidados especiais e podem ter complicações. Não são isentos de riscos, por isso devem ser realizados por um médico especialista.



Drª Beatriz GarciaDrª Beatriz Garcia
Médica Dermatologista
CRM-PR 19430 | RQE 11942
Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in
Encontre-me no Google



Dra. Maria Teresa Pereira SoaresDra. Maria Teresa Pereira Soares
Médica Dermatologista
CRM-MG 35902 | RQE 11669
Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in
Encontre-me no Google


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *