Minha orelha rasgou! O que devo fazer?

Orelha rasgada

Para as mulheres, brincos não são apenas acessórios, são fundamentais! Quanto mais vistosos, porém, maior o risco de serem alvo de um puxão de bebê. Pode acontecer também do brinco ficar enroscado numa blusa ou mesmo no celular, e pronto: rasguei meu lóbulo da orelha!

Orelha rasgada

O furo do brinco se abre até o final da orelha, dividindo o lóbulo em duas partes. Esta situação é chamada de fenda total do lóbulo da orelha, e pode acontecer com qualquer pessoa. Brincos muito pesados usados com frequência podem promover um alargamento e alongamento do furo. Às vezes o fecho passa pelo furo do brinco, e o brinco cai no chão. Esta situação é a fenda parcial do lóbulo da orelha e é mais comum em pessoas mais velhas, pela perda da sustentação dos tecidos no local (“lóbulos murchos”).

Como resolver?

Existem várias técnicas cirúrgicas para resolver este problema. Basicamente, é feita uma reconstrução, juntando-se novamente as duas partes do lóbulo da orelha. Não há necessidade de internação. O procedimento é feito com anestesia local e com o paciente acordado. Após o procedimento, você pode sair e ir dirigindo para casa ou voltar ao trabalho.

E quando vou poder colocar brincos novamente?

Depende da técnica utilizada. Em algumas, você já sai da sala com o novo brinco . Quando é necessário fazer a sutura (costura) em toda a fenda, somente depois da cicatrização total será permitido novo furo. O tipo do defeito a ser reparado e a experiência do dermatologista ou cirurgião plástico é que vão definir a melhor conduta para cada caso.

Orelha rasgada
Lóbulo da orelha rasgada pronto para ser corrigida cirurgicamente.

Como prevenir que ocorra novamente?

  • Evitar uso frequente de brincos muito pesados.
  • Cuidado especial com os brincos vistosos caso tenha contato com crianças pequenas.
  • Antes de retirar a blusa, retire os brincos.
  • Cuidado para não enroscar no telefone.
  • Retire os brincos antes de dormir, quando for no salão de beleza e ao praticar atividades físicas.
  • Se seus lóbulos estão ficando “murchos”, perdendo a capacidade de sustentação, uma boa pedida é o preenchimento da área com ácido hialurônico.

Converse com seu dermatologista. Ele é o seu maior aliado na manutenção da saúde e beleza de sua pele.



Dra. Valeria Crispim Baiocchi CappiDra. Valeria Crispim Baiocchi Cappi
Médica Dermatologista
CRM-GO 8244 | RQE 4538

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


12 comentários em “Minha orelha rasgou! O que devo fazer?”

  1. Pâmela silva souza

    Boa tarde gostaria de saber quanto que é pra fazer uma cirurgia na orelha pois o lóbulo da minha orelha abriu em duas partes. Por favor me ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *