Home » Estética » Cicatrizes » Dermoabrasão

Dermoabrasão

A dermoabrasão é um método de tratamento de irregularidades da pele (cicatrizes e envelhecimento) que promove grande melhora da textura da pele

As cicatrizes de acne podem ser de vários formatos

A dermoabrasão é um método que consiste em abrasar (lixar) a superfície da pele, para tratar irregularidades inestéticas (cicatrizes de acne, rugas) e mesmo doenças da pele (liquen amiloide). Promove, em apenas uma sessão, uma melhora intensa, que outros métodos só conseguem com várias sessões.

O procedimento é feito em consultório ou hospital. A pele com as irregularidades é anestesiada, e então submetida ao lixamento. A técnica varia de acordo com o médico executante, sendo utilizadas brocas diamantadas ou mesmo lixas d’água esterilizadas. O tempo de procedimento varia de acordo com o tamanho da área a ser tratada e a complexidade das rugas ou cicatrizes de acne. Após o procedimento, o paciente vai para casa com um curativo, e faz a troca diária em casa ou no consultório. O pós procedimento em regra é indolor, com sensação apenas de “pinicadas”. Em 5 a 7 dias o paciente já consegue ficar sem curativo, usando apenas pomada cicatrizante e a partir dos 14 dias apenas protetor solar e camufladores para cor.

O método é um dos que mais corrige as irregularidades da pele de uma vez só. É uma técnica agressiva, e uma só sessão de dermoabrasão substitui várias sessões de outros métodos mais leves, que são feitos em etapas. No primeiro mês há vermelhidão da pele, que vai cedendo nos meses seguintes. O paciente, quando opta pela dermoabrasão, deve estar ciente que vai submeter-se a 4 ou 6 meses de espera. O tempo de recuperação é longo. Contudo, a partir do primeiro mês um bom camuflador (como um protetor solar com base de cor) já melhora bastante o aspecto da pele, enquanto ela se recupera. O período que o paciente precisa ficar em casa após procedimento geralmente é de 2 a 5 dias. Após esse tempo, já pode retomar as suas atividades, embora esteja com a pele em recuperação.

Em alguns casos, a dermoabrasão trata as lesões mais grosseiras, de forma a atenua-las, para aí outros métodos (lasers, peelings) conseguirem atuar mais efetivamente. É como se a dermoabrasão “preparasse o terreno “, para outros métodos agirem melhor.

Em homens a acne costuma ser mais intensa e gerar cicatrizes mais grosseiras
Em homens a acne costuma ser mais intensa e gerar cicatrizes mais grosseiras

As lesões mais tratadas com dermoabrasão são as cicatrizes de acne, geralmente quando não respondem a outros métodos menos agressivos (laser de CO2 fracionado, peelings, subcisão).

A pele melhora muito com a dermoabrasão, porém dificilmente ela voltará ao aspecto da pele sem cicatrizes. Qualquer método que vá melhorar as cicatrizes de acne vai sempre se aproximar do aspecto da pele lisa e uniforme, porém alcançar este aspecto é trabalho de longo prazo e requer mais de um método.

As rugas faciais do envelhecimento podem ser tratadas com dermoabrasão com ótimo resultado, melhor que o obtido em cicatrizes de acne, com destaque para a resposta em linhas em torno dos lábios. Com o lixamento, há também um leve “lifting” (melhora da flacidez) do rosto, que fica com aspecto mais delicado e rejuvenescido. A dermoabrasão , pela intensidade do método, provoca o surgimento de uma camada espessa de colágeno e derme nova, uma regeneração extrema, e algum grau de resistência ao surgimento de novas rugas. É um excelente método rejuvenescedor.



Dr. Marco Otávio Rocha CoutoDr. Marco Otávio Rocha Couto
Médico Dermatologista
CRM-DF 12.167 | RQE 6137

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

3 Comentários

  1. Relacionados: O que é cirurgia dermatológica? - Dermatologia e Saude

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *