Vírus Zika – Saiba Mais

O verão está chegando e é bom ficar atento… Você já ouviu falar de um novo vírus que anda circundando o Brasil?

Vírus-Zika-dermatologia-e-saudeEle se chama vírus zika e é da mesma família do vírus da dengue, a dos flavivírus. Sua transmissão se dá pela picada do mesmo mosquito que a dengue, o Aedes aegypti e a doença que ele causa é denominada FEBRE ZIKA.

E como suspeitar dela?

Após cerca de dez dias da picada , que geralmente é despercebida, nota-se o surgimento de manchas vermelhas distribuídas no corpo, dores de cabeça e musculares, febre, conjuntivite e dores nas juntas em menor intensidade quando comparadas aos quadros de dengue.

Como os sintomas iniciais são muito parecidos, em um primeiro momento é impossível distinguir se trata-se de um caso de Dengue, Chikungunya ou Febre Zika, sendo necessários exames laboratoriais e sorologias para determinar o diagnóstico da doença.
Assim como as outras viroses, não há tratamento específico nem vacinas recomendadas, e as medicações utilizadas costumam ser sintomáticas (para febre e dor, etc.).

E o que fazer se eu estiver com sintomas da Febre Zika?

É sempre importante procurar o médico para maiores orientações antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.
Diferente da Dengue, são raras as complicações mais sérias e poucos pacientes precisam de internação para o tratamento. O quadro é auto-limitado e dura entre 3 a 7 dias.

Como fazer para me prevenir?

As medidas de prevenção são semelhantes ao métodos realizados para o controle da dengue: diminuir quantidade de água para armazenada em depósitos, uso de telas nas casas, roupas de proteção, repelentes, dentre outras.
Os primeiros casos desta doença foram referidos na África, no ano de 2007. Em abril 2015, o primeiro surto brasileiro da doença foi relatado na Bahia. Desde então já houveram confirmações de casos no Rio Grande do Norte e em São Paulo.
Os episódios no Brasil foram associados ao grande influxo de pessoas que houve no país em vigência da Copa do Mundo que aconteceu em 2014.
Tendo em vista o grande deslocamento de pessoas que existe atualmente, não só no Brasil como também no mundo, é importante ficar atento sobre essas novas doenças que vêm surgindo, para poder procurar o tratamento adequado na hora certa.

Vírus-Zika-dermatologia-e-saude-01Se Além dos sintomas acima apresentar fraqueza muscular, dificuldade de mobilização de alguma parte do corpo, sonolência excessiva, alteração do equilíbrio, formigamentos intensos, dificuldade respiratória, convulsão, procure avaliação médica de imediato.

Dra. Caroline BrandãoDra. Caroline Brandão