Reações cutâneas a medicamentos ou farmacodermias

Reação cutânea

O uso de medicamentos deve ser sempre prescrito por um médico e seu uso deve sempre ser acompanhado devido ao risco de causar reações cutâneas. A pele é o local mais comum onde os efeitos colaterais acontecem e por isso a importância do médico especialista

1- O que são reações a medicamentos?

Todas as vezes que fazemos uso de algum medicamento devemos perguntar ao médico sobre possíveis efeitos colaterais. Em geral, além de efeitos colaterais sistêmicos, todos os medicamentos apresentam risco de causar manchas, feridas ou coceira na pele.

2- Como aparecem na pele?

Na pele podem surgir manchas vermelhas, pequenas bolinhas avermelhadas, manchas violáceas ou acinzentadas, pequenas pústulas (bolhas contendo pus), grandes feridas em que a pele se solta, feridas na boca ou na região genital. Enfim, muitos tipos diferentes de lesões podem ocorrer. Qualquer tipo de alteração na pele deve ser investigada quando estamos usando um medicamento.

3- Quanto tempo após iniciar uma medicação surge a alergia?

As reações nem sempre surgem logo após o início do tratamento. Pode levar desde horas a meses ou anos para uma alergia se manifestar.

4- Alergias a medicamentos podem ocorrer em qualquer parte do corpo?

Sim. Elas podem se manifestar desde o couro cabeludo até os pés. E podem acontecer também nas mucosas (revestimento das cavidades como a boca, a região genital, o ouvido).

5- Existe alguma lesão típica de alergia a remédios?

Muitos tipos de manchas na pele podem surgir com uso de medicamentos. Algumas são mais comuns, como manchas vermelhas difusas na pele acompanhadas de coceira. Poucos tipos de lesões são típicas. Isso significa que a investigação da causa não é uma tarefa simples.

6- Porque alguns medicamentos causam alergia?

Porque existem medicamentos que interagem de modo não desejável com nosso organismo. Apesar de isso não ocorrer com a maioria das pessoas, há sempre o risco.

7- Todos os medicamentos podem causar alergia?

Sim. Teoricamente todo tipo de medicamento pode causar alergias: pomadas, medicamentos inalados (tipo spray), antibióticos, antifúngicos, anti-inflamatórios, anti-hipertensivos (remédios para controlar a pressão arterial), medicação pra convulsões, etc. Lembre-se que medicações caseiras e homeopáticas, mesmo sendo naturais, também podem causar reações na pele.

8- Existe um teste que pode ser feito para saber se tenho alergia a algum medicamento?

Infelizmente não. Já houve várias tentativas de se fazer testes para verificar a quais medicamentos uma pessoa é alérgica. Mas eles não se mostraram eficazes e, ao contrário, causaram problemas ao serem realizados. Por isso, se surgirem manchas na pele após tomar algum medicamento, este deve ser proibido no futuro. Não há como arriscar.

9- Como evitar alergia a um medicamento?

O único modo é conversando com seu médico, explicando-lhe toda e qualquer alteração que você já tenha apresentado antes. Assim, ele fará escolhas menos arriscadas para você. Naturalmente que uma pessoa que já apresentou alergias, tem maiores riscos de apresentar reações a certos medicamentos. Por isso, a importância de não se automedicar.

10- Qual é o tratamento para reações medicamentosas?

Após início de qualquer reação na pele, os medicamentos em uso devem ser suspensos. Faz-se uma troca por medicamentos de classes diferentes e que não tenham reação cruzada. Para melhora do quadro usamos antialérgicos e anti-inflamatório esteroides (corticoides). A dose, o tempo de uso e a necessidade de internação dependem da gravidade do quadro.



Dra. Rosimeire Alves PimentaDra. Rosimeire Alves Pimenta
Médica Dermatologista
CRM-MG 33835 | RQE 11632

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


3 comentários em “Reações cutâneas a medicamentos ou farmacodermias”

  1. Pingback: Acantose nigricans - Dermatologia e Saude

  2. Bom dia.
    Percebi que depois que comecei a tomar carbamazepina comecei a ter manchas claras pelo corpo, fiz até exame para ver se tinha algo de errado na pele, mais os exames deram normais. Isso pode então ter a ver com a carbamazepina? Desde já agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *