Home » Doenças da Pele » Já ouviu falar em HPV?

Já ouviu falar em HPV?

O HPV é um vírus que causa verrugas na pele e está associado a câncer na região genital

Você pode não saber o que a sigla HPV significa, mas muito provavelmente já teve contato com esse vírus ou com uma pessoa portadora de HPV.

O HPV ou Papiloma Vírus Humano é um dos vírus mais antigos que se tem conhecimento e também é muito comum. Agente causador das verrugas virais na pele (imagens 1, 2, 3, 4, 5), também está associado ao surgimento de câncer na região genital, principalmente câncer de colo de útero e de pênis.

O HPV pode causar verrugas em qualquer área da pele (imagens 1, 2, 3 , 4 e 5) e mucosa, inclusive nos órgãos genitais e ânus, onde são chamados de condiloma acuminado. Alguns condilomas são causados por subtipos de HPV (existem mais de 150 subtipos!) com potencial de transformação maligna, e por isso devem ser tratados tão logo sejam notados, pois há o risco de surgimento de câncer no local. Por isso é tão importante que as mulheres façam o exame ginecológico periódico, pois com esse exame é possível identificar alterações causadas pelo HPV no colo do útero em sua fase inicial, prevenindo-se assim o câncer de colo de útero.

Imagens 1,2,3 e 4 – Verrugas virais (HPV) em diferentes localizações. Note que o aspecto da verruga é diferente dependendo da sua localização
Imagens 1,2,3 e 4 – Verrugas virais (HPV) em diferentes localizações. Note que o aspecto da verruga é diferente dependendo da sua localização

A transmissão do HPV ocorre através do contato com um portador de verruga ou portador assintomático do vírus (pessoa que tem o vírus, pode passar para os outros, mas não tem lesões visíveis na pele). Por isso é tão importante o uso de preservativos. A vacina contra o HPV é hoje uma realidade, mas ela só é eficaz em quem ainda não teve contato com o vírus (não teve relações sexuais) e não protege contra todos os tipos de vírus (lembra que são mais de 150?), apenas contra alguns subtipos relacionados ao câncer de colo de útero (HPV 16 e 18) e a verrugas genitais (HPV 6 e 11).

Grande quantidade de verrugas virais (HPV) na mão de pessoa com imunidade comprometida
Imagem 5 – Grande quantidade de verrugas virais (HPV) na mão de pessoa com imunidade comprometida

O grau de imunidade do organismo também interfere no controle e manifestação do HPV. Pessoas com diminuição da imunidade, como portadores de HIV, transplantados, pessoas em tratamento com quimioterapia, crianças e idosos podem ter verrugas em grande quantidade e disseminadas pelo corpo (imagem 5).

Por ser um vírus muito presente no ambiente, é muito difícil evitar totalmente sua transmissão, por isso, ao menor sinal de verrugas em qualquer área da pele, procure um médico dermatologista para te examinar e, se for o caso, tratar!



Dra. Juliana PiresDra. Juliana Pires
Médica Dermatologista
CRM-BA 21.882 | RQE 008.828

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

3 Comentários

  1. Doutora!
    tenho pequenas verrugas genitais na pele no início da base peniana, tenho 35 anos.
    Já fiz tratamento com imiquimod (Modik) por 10 semanas e nada.
    Dai pedi para o médico receita para manipular em uma farmácia podofilotoxina (wartec)

    antes estava utilizando efurix creme (5 fluorouracil), e então passei a usar a podofilotixina
    rapidamente caíram 3 verrugas, mas não todas, e agora não está mais adiantando. Não sei mais o que fazer, pois essas verrugas embora bem pequenas ficam na pela seca e parece ser difícil o tratamento. Estou utilizando até vinagre de maçã (acido acético) mas até agora nada. faz 6 meses que estou com essas verrugas.
    Tens alguma sugestão de uso tópico para elas Doutora? grato pela atenção.
    Att
    Ajuda

    • Olá caro leitor, agradecemos sua mensagem!

      O Dermatologia & Saúde é um site de informação, em que dermatologistas que cooperam conosco falam sobre vários temas. Não é possível dar qualquer informação mais individualizada sobre doenças.

      Por favor nos informe sua região, que procuraremos os dermatologistas mais próximos de você para indicá-lo.

      Atenciosamente,

      Equipe Dermatologia & Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *