Dermatite atópica e fototerapia UVB narrow band

Depoimento do Dr. Juliano Breunig, dermatologista, sobre o tratamento da dermatite atópica com fototerapia UVB narrow band.

Dermatite atópica e fototerapia UVB narrow band

“No Dia do Médico atendi uma consulta de uma paciente. Ela veio revisar o resultado do tratamento de sua dermatite atópica. Utilizou cremes para reverter a inflamação da pele, hidratante específico, alguns cuidados para pele sensível e fez fototerapia com UVB narrow band três vezes por semana.

Fiquei muito feliz por ver que havíamos controlado completamente as lesões e os sintomas. A paciente me disse que em 20 anos nunca tinha ficado completamente bem, e que já havia desistido de procurar ajuda para sua doença, mas resolveu fazer uma última tentativa por indicação de uma amiga.

A fototerapia com UVB narrow band é um tratamento em que a pessoa fica exposta alguns minutos a um feixe de luz com comprimento de onda específico. Este comprimento de onda consegue desinflamar a pele sem causar o dano de outros comprimentos de onda, como o UVB broad band ou UVA. Desta forma, hoje há estudos demonstrando a segurança e efetividade deste tratamento para psoríase, vitiligo, dermatite atópica, linfoma T cutâneo, entre inúmeros outros problemas.

Sempre devemos orientar os pacientes de todas as opções de tratamento disponível para a decisão ficar em suas mãos – e ser tomada da melhor forma possível.”