Home » Doenças da Pele » Hiperidrose Axilar – Cirurgia com anestesia local para suor nas axilas

Hiperidrose Axilar – Cirurgia com anestesia local para suor nas axilas

Existe uma cirurgia com anestesia local para o tratamento da hiperidrose axilar

A cirurgia de sucção curetagem das glândulas axilares é um procedimento simples, porém, poucas pessoas sabem desta opção de tratamento para o suor excessivo nas axilas
A cirurgia de sucção curetagem das glândulas axilares é um procedimento simples, porém, poucas pessoas sabem desta opção de tratamento para o suor excessivo nas axilas

Esta é a cirurgia de simpatectomia torácia?

Não. A cirurgia de simpatectomia torácia é feita sob anestesia geral. O procedimento atinge estruturas ao lado da coluna vertebral e tem como principal efeito colateral a hiperidrose compensatória (suor excessivo pode surgir em outras áreas do corpo).

E como funciona esta cirurgia com anestesia local?

Poucas pessoas sabem desta opção de tratamento para o suor excessivo nas axilas (Hiperidrose Axilar). A cirurgia de sucção curetagem das glândulas axilares é um procedimento simples. Após anestesia local com solução tumescente, são realizados um ou dois pequenos orifícios na axila. Por estes orifícios uma cânula ou cureta é inserida e realiza a remoção das glândulas que estão logo abaixo da derme (segunda camada da pele). Ao invés de impedir a transmissão nervosa até a axila, como faz a simpatectomia torácica, esta cirurgia remove as glândulas junto à pele.

E não há hiperidrose compensatória (surgimento de aumento do suor em outras áreas) nesta cirurgia local?

Não. O efeito é local nas axilas, sem o surgimento de suor excessivo em outras partes do corpo.

E o resultado é definitivo?

Sim, o resultado é definitivo porque as glândulas são removidas, deixando de existir.

Pode restar algum suor na axila?

Geralmente a redução de suor é quase completa. Se resta algum suor pode ser controlado com antitranspirantes ou, em casos raros, repetindo a cirurgia para remover as glândulas remanescentes.

Quais cuidados após a cirurgia?

É necessário o uso de curativos por pelo menos 7 dias nas axilas. Remédios para dor são prescritos conforme a necessidade. Deve-se evitar elevar os braços, mas a pessoa pode trabalhar, dirigir e realizar atividades que não necessitem a elevação dos braços.

E a aplicação de toxina botulínica?

A aplicação de toxina botulínica é efetiva e segura. O grande problema é o custo alto e a necessidade de reaplicações, pois o procedimentos é temporário.



Dr. Juliano BreunigDr. Juliano Breunig
Médico Dermatologista
CRM-RS 28.055 | RQE 18.990

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br  zoom in

Encontre-me no Google

 

 

 


Tags:

5 Comentários

  1. Relacionados: Odor desagradável: mau cheiro nas axilas e chulé - Dermatologia e Saude
  2. Relacionados: "Pano branco": O que saber dessa doença - Dermatologia e Saude
  3. Gostaria de saber qual médico esta apto para realizar a cirurgia de curetagem das glândulas e se por se tratar de uma doença com CID 10 (hiperidrose) os planos de saúde cobrem a cirurgia?

    • Cara Graziela, agradecemos sua mensagem!

      Você tem que olhar junto com o seu plano quais as coberturas que ele oferece. Normalmente esse procedimento não consta nos convênios. O médico dermatologista é especialista nessa técnica.

      Atenciosamente Equipe Dermatologia & Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *