Home » Estética » Cicatrizes » Cicatrizes de acne

Cicatrizes de acne

A acne pode deixar cicatrizes incômodas pelo resto da vida, mas há tratamentos que podem promover grande melhora

A maioria das cicatrizes de acne é deprimida (em forma de furo). Há vários tipos de tratamento para cicatrizes de acne
A maioria das cicatrizes de acne é deprimida (em forma de furo). Há vários tipos de tratamento para cicatrizes de acne

Nosso rosto é um grande valor para nossa auto estima. Nada como nos sentirmos bem quando tocamos nossa pele e sentimos uma textura suave, fina, quando não sentimos irregularidades, quando uma maquiagem leve já deixa a pele com ótimo aspecto, agradável à visão nossa e dos outros. Uma das causas mais frequentes de cicatrizes é a acne. Cicatrizes são o resultado final da recuperação da pele que sofreu uma agressão. Elas podem se formar harmoniosamente com a pele normal, sendo discretas e pouco perceptíveis, ou de forma mais desorganizada, com alterações de cor, textura e relevo. Podem ficar então grosseiras e bem destacadas da pele próxima, gerando desconforto com a aparência e levando à procura de tratamentos para deixá-las mais discretas. A acne, como manifestação comum de doença de pele, é a causa mais comum de cicatrizes inestéticas (principalmente em face). Existem várias opções de tratamento de cicatrizes, que usadas isoladamente ou em associação tem resultados satisfatórios.

A acne é uma doença de pele muito comum, e tem grande variação de intensidade. Nas suas formas mais graves, costuma acometer mais de uma camad ha da pele, gerando cicatrizes incômodas do ponto de vista estético, que provocam uma grande procura aos consultórios dermatológicos. Há vários tipos de cicatrizes de acne, desde as cicatrizes que se destacam pela cor (esbranquiçadas, acastanhadas ou avermelhadas), até as cicatrizes que formam alterações do relevo da pele (marcas mais profundas, “furinhos”, elevações, nódulos, caroços ou mesmo cicatrizes deformantes, os queloides).

A acne frequentemente deixa cicatrizes de vários formatos, que podem ocorrer na face ou tronco
A acne frequentemente deixa cicatrizes de vários formatos, que podem ocorrer na face ou tronco

Existem vários tipos de tratamentos para cicatrizes de acne. Os peelings provocam uma agressão química controlada, que faz a pele se regenerar e ficar com textura mais delicada. Há peelings superficiais, médios e profundos, todos tendo indicação para tratamento de tipos de cicatrizes de acne. Os lasers podem ser usados para melhora tanto das alterações de relevo da pele quando de cor. O laser de CO2 fracionado faz agressões puntuadas à pele, provocando remodelamento profundo e melhora gradual das cicatrizes. A subcisão é a quebra de traves interna de colágeno grosseira, que repuxam para baixo algumas cicatrizes, fazendo-as parecerem furos e depressões. Assim, elas são liberadas para adquirirem o relevo normal da pele. A dermoabrasão é um lixamento com equipamento especial, de forma a destruir a irregularidade da pele, tornando-a mais plana.

Por terem várias formas, as cicatrizes de espinhas geralmente precisam de mais de um método e longo tempo de tratamento para apresentarem melhora. O paciente deve estar sempre consciente do tempo de recuperação e do nível de melhora que cada método apresenta, e da necessidade de associações de técnicas. É importante esclarecer todas as dúvidas com o dermatologista, para ter um tratamento tranquilo, satisfatório, e não sofrer com expectativas irreais de melhora.

 

A pele normal, com estruturas em equilíbrio
Pele normal, sem acne. A glândula sebácea apresenta-se de tamanho normal.

 

Acne em atividade, com glândula de tamanho aumentado, e formação de rolha (plug) em saída de folículo piloso
Na acne a glândula sebácea encontra-se de grande tamanho, com formação de rolha de queratina e restos celulares na saída do folículo piloso. Ocorre grande inflamação, com presença de pus e elevação da pele.

 

Cicatriz de acne elevada, pela grande formação de colágeno grosseiro durante a atividade da acne
A acne quando cessa pode formar cicatrizes elevadas, com grande quantidade de colágeno grosseiro e fibroso em seu interior.

 

Cicatriz de acne deprimida
A acne pode formar cicatrizes atróficas ou deprimidas (furos). Ocorre a formação de colágeno fibroso e retração da pele durante a cicatrização da lesão de acne.

 



Dr. Marco Otávio Rocha CoutoDr. Marco Otávio Rocha Couto
Médico Dermatologista
CRM-DF 12.167 | RQE 6137

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

8 Comentários

  1. Relacionados: Dermoabrasão - Dermatologia e Saude
  2. Relacionados: Preenchimento Cutâneo - Dermatologia e Saude
  3. Relacionados: Microagulhamento - Dermatologia e Saude
  4. Relacionados: Laser de CO2 fracionado - Dermatologia e Saude
  5. Relacionados: O que é Peeling ? - Dermatologia e Saude

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *