Home » Câncer de Pele » Sol: o segredo é saber usar !

Sol: o segredo é saber usar !

Foto: Tiago Dutra

Radiação solar em excesso prejudica a sua pele e a sua saúde

Existe um ditado popular que diz que “o sol nasce para todos”. É verdade, mas ele só faz bem pra quem sabe “usar” com moderação. Como quase tudo na vida, a radiação solar tem um lado bom e um ruim. Cabe a nós tomar as precauções necessárias para aproveitarmos seus benefícios sem sofrer as consequências indesejáveis (manchas, envelhecimento, câncer de pele, entre outros).

Você sabe o que é radiação solar? E o que ela faz na sua pele?

O sol é um dos principais responsáveis pela vida na Terra e sua presença chega até nós na forma de radiação. Poderíamos dizer que a radiação solar é a luz e o calor que o Sol emite, mas na verdade é muito mais do que isso. A radiação solar provoca reações químicas e biológicas em nosso organismo e essas reações dependem do tipo de radiação que nossa pele absorve. A radiação solar que chega na Terra é dividida em radiação ultravioleta, luz visível e radiação infravermelha. Vamos entender um pouco mais sobre isso?

Radiação Ultravioleta: é a mais famosa por ser causadora de câncer de pele. Corresponde a aproximadamente 10% do total da radiação solar. É dividida em UVA, UVB e UVC. A UVC não é absorvida pela pele e não nos causa problemas. A UVB é a grande responsável pela vermelhidão da pele após a exposição solar e pelos casos de câncer de pele relacionados ao sol. A UVA está relacionada ao bronzeamento e escurecimento da pele, manchas, envelhecimento e alergias ao sol;
• Luz Visível: corresponde a aproximadamente 50% da radiação solar. É a luz que atinge nossos olhos e possibilita a visão. Recentemente foi descoberto que ela também participa do processo de pigmentação da pele e pode piorar manchas;
• Radiação Infravermelha: essa radiação é percebida na forma de calor. Corresponde a aproximadamente 40% da radiação solar. Pode causar queimaduras e câncer de pele, especialmente do tipo carcinoma espinocelular.

Foto: Tiago Dutra



Dra. Juliana PiresDra. Juliana Pires
Médica Dermatologista
CRM-BA 21.882 | RQE 008.828

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *