Pixilinga

Pixilinga é uma doença causada por piolhos de aves que nos homens causa bolinhas vermelhas que coçam muito, semelhantes à picada de insetos

pixilinga - dermatologia-e-saude-1O que é pixilinga?

Pixilinga ou Gamasoidose é uma doença pouco conhecida e diagnosticada apesar de ser cada vez mais frequente, principalmente nos centros urbanos.

Essa doença ocorre pela infestação de piolhos (ácaros) que parasitam diversas aves. Nas cidades os pombos são os principais responsáveis pela disseminação destes parasitas. Os ninhos dos pombos encontrados nos telhados, caixas de condicionadores de ar e janelas muitas vezes estão infestados destes piolhos.

Na zona rural eles acometem mais avicultores pela infestação de gaiolas e galinheiros.

Esses piolhos saem dos ninhos dos pássaros e migram à noite para se alimentar. Eles são encontrados nos hospedeiros apenas a noite, quando estão se alimentando.

Durante o dia se escondem em frestas e ranhuras das casas ou nos ninhos.

Os piolhos não são facilmente visualizados, pois são muito pequenos, com cerca de 1mm. A cor deles varia de cinza a vermelho escuro, após se alimentarem de sangue.

Nos homens as picadas causam uma dermatite com pequenas lesões (bolinhas) vermelhas que coçam muito, em qualquer lugar do corpo, mas principalmente em áreas de dobras da pele. Podem aparecer também placas avermelhadas que também coçam, tipo uma urtica. Essa dermatite é auto-limitada e regride espontaneamente, mas causa muito incômodo devido à coceira incontrolável.

Nas aves ,além da coceira e da dermatite, esta doença pode levar à queda das penas, anemia, alterações de comportamento, transmissão de doenças e até causar a morte destes animais.

Nos homens o quadro é só de dermatite, não ocorrendo relatos de transmissão de doenças infecciosas ou quadros mais graves.

Para o tratamento da dermatite são usados antialérgicos orais e corticóides tópicos.

Como prevenir?

A prevenção deve ser feita com a retirada dos ninhos de pássaros, limpeza de caixas de condicionadores de ar, telhados e sótãos.

Se sua casa estiver infectada:

  • Limpar bem e aspirar o ambiente;
  • Aspirar tapetes, frestas, sofás;
  • Após aspirar trocar o filtro do aspirador;
  • Lavar toda a roupa de cama e toalhas de banho com água bem quente;
  • Lavar as peças de roupa que você entrou em contato com água quente;
  • Limpar as caixas dos condicionadores de ar e os sótãos;
  • Se mesmo assim a infestação persistir fazer o controle químico da praga, com a dedetização do ambiente;
  • Se você tiver ave de estimação examinar com uma lupa ou levar ao veterinário.


Dra-Mirela-BorgesDra. Mirela Borges
Médica Dermatologista
CRM-AL 4078 | RQE 1316

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


10 comentários em “Pixilinga”

    1. Olá, em um livro de água coloque 200ml de vinagre de maçã e lave o corpo, para repelir esses piolhos pode usar calda de fumo com citronela borrifar em toda casa. Não esqueça de retirar todos ninhos e queimar, tentar espantar os pombos.

  1. Maria das Graças Gonçalves

    Estou sofrendo muito com este bixo na minha casa não morre com nada , já detetiszei toda a casa fervida toda a roupa e eles continuam nos colchões

  2. Maria das Graças Gonçalves

    A minha casa está infestação de parasitas menor que um grão de mostarda água são redondos e outros compridos, já gastei muito com detetizaçao , fervida toda a roupa de cama e vestuário e eles continuam nos colchões o que fazer estou até tomando calmantes eles andam até na minha sombrancelha e cílios dos meus olhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *