O meu Pet pode me transmitir doenças de pele?

o-meu-pet-pode-me-transmitir-doencas-de-pele-dermatologia-e-saude-350x300O seu pet pode transmitir doenças de pele se ele não estiver saudável. As principais doenças são as micoses, sarna, doença da arranhadura do gato, pulgas e carrapatos

O seu pet pode transmitir doenças de pele, mas apenas se ele não estiver saudável. Veja as principais doenças de pele que podem ser adquiridas pelo contato com um cachorro ou gato.

• Sarna (escabiose):

a sarna humana, embora parecida com a sarna dos animais, é causada por outra variedade do ácaro (o Sarcoptes scabiei, var. hominis), e é transmitida de pessoa a pessoa. A sarna do animal, em geral, não é transmitida aos humanos e, quando isso ocorre, tende a desaparecer sozinha. Então, se você pegou sarna, é muito mais provável que tenha sido de outro ser humano, por contato direto ou por meio do ambiente ou roupas contaminadas;

• Micoses superficiais:

nesse caso os fungos que infectam a pele do animal podem ser transmitidos aos humanos. Podem causar micoses de pele, unhas e cabelos. No animal causam descamação e vermelhidão na pele, queda de pelos, pequenas feridas e coceira;

• Micoses profundas:

a esporotricose: é uma doença causada por um fungo que pode ser adquirido dos animais, em geral através do contato entre a pele ferida com a pele ou saliva do animal contaminado. A esporotricose tem se tornado frequente em algumas cidades, principalmente entre os cães e gatos das ruas, porque é transmitida entre eles através de mordidas e arranhões. Em geral o animal contaminado tem feridas no focinho, orelhas e olhos que indicam o problema;

• Doença da arranhadura do gato:

é uma infecção de pele causada por um micro-organismo (Bartonella henselae) presente na saliva ou nas unhas de alguns gatos. Tem se tornado cada vez mais rara. Surgem no local da mordida ou da arranhadura pequenos nódulos vermelhos e doloridos. Pode haver febre e dores de cabeça. Normalmente, a doença se resolve espontaneamente sem precisar de tratamento. Quando isso não acontece, antibióticos adequados devem ser utilizados;

• Pulgas e carrapatos:

podem passar aos humanos se a infestação do animal for grande. Nesse caso irão causar coceira e lesões vermelhas no corpo. Aqui também está incluída a pulga causadora da Tungíase, popularmente o ‘bicho-de-pé, que infesta também animais. As medidas de prevenção incluem tratar o animalzinho com produtos próprios indicados pelo médico veterinário e higienizar o ambiente.

Como posso prevenir essas doenças?

Basta manter seu pet saudável, com visitas regulares ao veterinário. Uma vez por mês inspecione as orelhas, focinhos, e a pele sob o pelo, procurando feridas, vermelhidão ou descamação. Não deixe seu animalzinho sair sozinho de casa, pois as brigas são a principal forma dele adquirir doenças. E em caso de qualquer anormalidade, leve-o ao médico veterinário. Se essas doenças forem tratadas adequadamente, não irão causar nenhum problema a você ou à sua família.

Dra. Giselle FroesDra. Giselle Froes

CRM-MG 39552 | RQE 17150