Home » Dicas » Mitos e verdades que você sempre quis saber sobre unhas

Mitos e verdades que você sempre quis saber sobre unhas

mitos-e-verdades-que-voce-sempre-quis-saber-sobre-unhas-dermatolia-e-saude-350-300Este artigo vai esclarecer muitas dúvidas sobre as unhas, modo de cuidar bem delas e algumas alterações que apresentam

As dúvidas que você sempre quis saber sobre unhas

1 – Esmalte escuro protege a unha e não deixa que ela lasque ou quebre?

Não! As unhas saudáveis são as que são hidratadas! O descanso do esmalte, evitar acetona e usar hidratantes nas unhas é o que faz com que a unha não quebre com facilidade.

Saiba mais:

2 – Manchas brancas nas unhas significam que você é mentiroso(a)?

Não. As manchas brancas (leuconiquia) aparecem por várias causas, desde tirar as cutículas com muita força até ater com as pontas dos dedos para digitar o dia todo.

3 – Tirar as cutículas faz mal à saúde?

As cutículas são uma barreira natural contra a entrada de fungos e bactérias. Cuidado ao retirar obsessivamente as cutículas, principalmente se você for diabética ou exercer alguma função onde possa se infectar através da manipulação de alimentos ou objetos contaminados. Quando isso acontece, a pele ao redor da unha fica dolorida, avermelhada e inchada. Por vezes tem até secreção de pus. Isso significa que as bactérias já conseguiram entrar na sua pele. Como consequência, a unha pode nascer deformada e até contaminada.  Isso não significa que você vai ficar com as mãos feias! Pode hidratar bem as unhas e cutículas e tomar bastante cuidado quando for fazer as unhas, para não machucar a pele e as cutículas.

4 – Deixar as unhas de molhos no desinfetante cura micose?

Infelizmente não é tão fácil assim. A micose das unhas, principalmente a dos pés, é de tratamento demorado. Muitas vezes precisamos tomar remédios por um longo período, com acompanhamento médico.

5 – Como faço para desencravar os cantinhos das unhas?

NUNCA corte os cantos das unhas encravadas! Isso não é sinal que você conseguiu desencravá-las e sim que as machucou! Elas podem até parar de doer por algum tempo, mas quando voltarem a crescer, vão encravar novamente, fazendo um círculo vicioso! As unhas dos pés, principalmente as dos dedões, dever ser deixadas mais compridas e quadradas.

6 – O que são as linhas afundadas na unha?

Geralmente são causadas por trauma ao retirar as cutículas.

7 –  E o que significam pontos pretos nas unhas?

Esses pontos são pequenas hemorragias, causadas por trauma. São frequentes em corredores, pelo atrito do dedo grande do pé com o tênis.

Conclusão

Existem muitos mitos que, de tanto serem repetidos, nos parecem verdades, mas não são.

Quando tiver uma dúvida assim, pergunte ao médico especialista, que terá as informações científicas e seguras para lhe fornecer.



Dra. Maria Teresa Pereira SoaresDra. Maria Teresa Pereira Soares
Médica Dermatologista
CRM-MG 35902 | RQE 11669

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

2 Comentários

  1. Bom dia! Sempre senti dores na unha do dedão do pé, (como se tivesse um hematoma mesmo). Porém apareceu uma linha fina e roxa da cutícula até o final da unha e não sara já tem mais de ano. Agora ela aumentou um pouco e a unha do lado, está quase toda roxa, mas não sinto dor. O que pode ser isso?
    Desde já muito obrigada.

    • Cara Monica, agradecemos sua mensagem!

      O site Dermatologia & Saúde é uma iniciativa pioneira de educação da população sobre as doenças de pele. Disponibilizamos o nosso conteúdo, que é escrito por médicos dermatologistas, de forma gratuita na internet com este objetivo. Para atendimento, por favor, procurar serviços de referência de sua região.

      Atenciosamente Equipe Dermatologia & Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *