Home » Dicas » Dicas de maquiagem para a pele negra

Dicas de maquiagem para a pele negra

Saiba como deixar o seu make perfeito

A pele negra tem naturalmente tons quentes e pontos de luminosidade e cor podem tornar a maquiagem muito interessante e sofisticada. Tons muito claros e cores neutras deixam o make apagado e não valorizam tanto a cor da pele. Já uma maquiagem com cores fortes e ousadas exploram a beleza natural da pele morena. O grande segredo é acertar o tom da pele, cuidando sempre para não ficar acinzentada.

Dicas-de-maquiagem-para-a-pele-negra-Dermatologia-e-saude-1

Preparando a pele:

  1. Base

A escolha da base é o principal desafio. As cartelas de cores de bases estão cada vez mais ricas, com muitas tonalidades de cores diferentes, no entanto a pele negra brasileira é bastante miscigenada e por isso tem muitas nuances. Dificilmente encontrará uma única base com o tom exato de sua pele, assim a melhor escolha é a combinação de dois tons, um médio e um escuro. Misture os dois tons no dorso da mão e teste no osso da mandíbula e no centro da testa. Algumas mulheres tem diferença de tonalidade entre essas duas áreas. Quando a cobertura nesses dois pontos combinar, você chegou na cor perfeita! Tem que experimentar até acertar!

Lembre-se que o objetivo e corrigir imperfeições e uniformizar a pele e não mudar sua cor original.Com uma boa base uniformizando a pele do rosto, as cores do makevão realçar e contrastar ainda mais sua beleza.

A pele negra costuma ser mais oleosa, e pede, portanto, texturas leves oilfree.

  1. Corretivo e pó compacto

A pele negra mancha mais fácil, sejapela exposição solar,ou após o aparecimento de acne e foliculite. Além disso, algumas mulheres podem apresentar olheiras mais escuras ou uma tonalidade irregular da pele (diferença de cor entre o centro e a periferia do rosto). Para camuflar e uniformizar a pele, a escolha do corretivo é fundamental. Uma boa dica é escolher um corretivo mais claro,  um tom abaixo da sua base. Outra dica que sempre é válida é do “menos é mais”.  Comece aplicando  pequenas quantidades, e se necessário use mais corretivo.

O pó compacto deve ser bem fino e ter o mesmo tom da base. Deve ser aplicado apenas na região central da face (testa, nariz e queixo) onde a pele fica mais oleosa. Se sua pele não for oleosa, não e necessário usar pó.

Pele preparada, é hora de colorir!

A pele mais escura pede produtos com cores intensas e vibrantes para contrastar e explorar as melhores características da etnia. Tons naturais também são permitidos e funcionam muito bem para a maquiagem do dia-a-dia.

  • Olhos

Que tal experimentar trocar o lápis preto por um verde ou azul? A pele morena fica super destacada comtraços de cor. O preto é básico, elegante e sempre bem vindo, mas na pele negra, ousar nas cores é sempre permitido.

Para a sombra, cores metálicas que casam bem com a pele negra: dourado, bronze, mauve e roxo. iIuminam o olhar e são ótimas para a noite e para festas. Se você gosta do metálico para o dia, bronze echampanhe funcionam bem, já tons de prata, não são tão fáceis de acertar.

As sombras cremosas costumam ter maior fixação e são mais ricas em pigmentos, proporcionando cores mais intensas e duradouras.

Dicas-de-maquiagem-para-a-pele-negra-Dermatologia-e-saude

  • Blush

Blush e pele negra é um assunto polêmico. Muitas mulheres ainda acham que não podem usar o blush, o que é uma grande bobagem. Um blush rico em pigmentos aparece e contrasta com a pele morena. Realmente o pêssego e o rosa ficam muito claros e acinzentam a pele negra. Já tons de laranja, ameixa e vinho valorizam a cor e proporcionam o aspecto de pele corada e saudável. Uma boa dica é usar um bronzercomo blush. Se quiser mais intensidade, misture seu blush com o bronzerfundindo as duas cores.

Muitas vezes o blush cremoso se adapta melhor que o tradicional em pó. Vale experimentar!Testeno dorso da mão até achar a cobertura e tonalidade perfeitas para você

  • Lábios

Os lábios negros são fartos, bem desenhados e devem ser explorados! O contorno deve ser sempre suave e feito pela parte interna, para não aumentar o tamanho deles. Evite cores muito claras ou peroladas, que não combinam com a pele negra. Abuse de cores como vermelho, vinho, uva, laranja e rosas mais vibrantes ou queimados. Se quiser um look mais discreto, o marrom cor de boca sempre vai bem.



Dra. Thaís FerrazDra. Thaís Ferraz
Médica Dermatologista
CRM-SP 126039 | RQE 32754

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *