Hipomelanose Macular Idiopática

Hipomelanose macular idiopática com manchas claras no tronco

Hipomelanose macular idiopática causa manchas esbranquiçadas no tronco, e muitas vezes é confundida com pano branco (Pitiríase versicolor)

Hipomelanose macular idiopática com manchas claras no troncoA hipomelanose macular idiopática é uma doença muito comum, de causa desconhecida. Apresenta manchas claras arredondadas, sem descamação, localizadas nas partes centrais do tronco tanto posterior como anterior, que tem uma tendência a aumentar e a confluir. Podem estender-se para a parte proximal dos braços e pernas.

A doença não apresenta sintomas. Ocorre principalmente em mulheres, adolescentes, jovens adultas,sendo mais comum em pessoas de pele mais escura.

Você já teve ou já ouviu alguma pessoa comentar que tem “pano branco” ou “micose de praia” há anos e não consegue se curar? Existem algumas pessoas que tem mesmo a pitiríase versicolor de repetição, mas muitas vezes as manchas não são causadas por fungos, e sim pela hipomelanose macular idiopática.

As lesões podem ser confundidas com as de pano branco (Pitiríase versicolor), são brancas, arredondadas e geralmente estão presentes no tronco ou na parte superior dos braços e pernas, mas não apresentam descamação, vermelhidão ou coceira. A causa da hipomelanose ainda é desconhecida.

Sabemos que é mais freqüente em jovens mulheres, em pessoas de pele mais escura. Por isso é importante procurar um médico especialista: ele saberá fazer o diagnóstico correto, após o exame clínico bem realizado, já que para esta doença não existem exames de laboratório para confirmação.

Existem vários tratamentos como: hidratação tópica, exposição solar, fototerapia, corticóides tópicos, antibióticos orais e tópicos. O tratamento é longo podendo durar de meses a anos.



Dra-Mirela-BorgesDra. Mirela Borges
Médica Dermatologista
CRM-AL 4078 | RQE 1316

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google

 


26 comentários em “Hipomelanose Macular Idiopática”

  1. Tenho Hipomelanose Macular, mas não sabia até ter a curiosidade de pesquisar e saber porque eu tenho essas manchas.
    Sou de pele clara, mas ainda assim as machas conseguem ser mais claras que minha cor. É muito desconfortante e esteticamente horrível, pois não gosto de usar biquíni em praia ou piscina, ou usar blusinhas mais cutas, me sinto mal.
    Não posso ficar muito tempo exposta ao sol, porque minha pele escure e as manchas não, uma vez fui chamada de dálmata e fiquei muito trite.
    Fui a dois dermatologistas e ambas me indicaram o uso de hidratantes e protetor solar dermatológicos e exposição ao sol do inicio da manhã, por volta das seis às sete da manhã, por ser mais frio do que os demais horários.
    Enfim, eles me disseram que essas machas podem partir de uma questão genética quando há mistura de negros e brancos na família e que não tinha cura e sim paliativos, hidratantes e protetor solar.
    Espero que pesquisas possam ser desenvolvidas para se descobrir a causa real da doença e medicamentos possam se fabricados para a cura do problema.

  2. Sofri por muitos anos com hipomelanose. Fui em diversos dermatologistas e usei diversos medicamentos via oral e tópicos na tentativa de obter uma cura. Essa doença nos deixa com a auto estima muito enfraquecida…pois as pessoas te olham como se fossem ser contaminadas por você, mas essa doença não é contagiosa….Encontrei uma dermatologista que depois de contar a ela tudo o que eu tinha sofrido e das biópcias que tinha feito e nada era encontrado me passou um tratamento tópico com produtos indicados para acne vulgaris. Foram 180 dias de tratamento. Fui muito disciplinada. Hoje estou curada há anos e sem recidivas. Sou muito grata pela doutora que me atendeu…

    1. (andrea carneiro )ola tudo bem ? vc poderia me passar o nome dos medicamentos que vc usou? fui na dermatologista ela me diagnosticou porem não me passou nada e as manchas só fazem aumentar ,to ficando parecida com um cabrito ,kkkkkkk .

    2. Ola tbm tenho essas manchas fui ao dermatologista ele tbm nao passou nada. Vc pode me manda o nome do remedio q voce usou. Ficaquerei muito grata.

  3. Andrea Carneiro por favor me manda o nome dos produtos que a dermatologista te passou, estou desesperada, as manchas ja tomou todo meu tronco e esta eapalhando pelo meus braços perto da axila,
    Te Agradeço muito

  4. Fui diagnosticada HOJE com essa bendita Hipomelanose idiopática… a uns meses atras ao me olha vi essas manchas claras na região do abdomen de imediato achei que fosse verme ou pano branco , tomei remedio e nada de desaparecer. então quando comecei a trabalhar no hospital uma enfermeira me viu e logo falou da hipomelanose , logo em seguida marquei a consulta com a dermatologista e ela confirmou oque a enfermeira tinha me dito , que é hipomelanose. minha derma disse que eu tenho que evita o sol , evita piscina e evita o estresse . e me receitou uns antibioticos oral por 30 dias e se as manchas não aliviarem teremos que muda os medicamentos.
    qualquer informação sobre a hipomelanose me passem pelo email [email protected]

  5. Tenho essa doença de pele e já faz mais de 8 anos cuidei por quase 5 anos, meu dermatologista diaginoticou como enploquemia solar, e nunca achei essa doença ( enploquemia solar) nas pesquisar na NET, apesar de ter usado muitos remédios até achar um q desse resultado, ele me passou clidoxilgel e foi c ele q passei a melhorar, eu sempre tive na barriga, costa, bumbum, aquicilas e pé da virilha, com o clidoxilgel praticamente sumiu na barriga e nas costas, ficou um pouco num bumbum, como eu TV querendo sair do emprego, achei q mantendo o tratamento por mais um ano, eu curaria o resto, mas num bumbum n deu o mesmo resultado continuou igual. Me sinto muito mal em questão de ir numa praia pra poder vestir um biquine, n tenho coragem de ficar exposta, em questão de me relacionar c um parceiro na hora do sexo, só consigo se for num escuro, pq falar desse assunto pra um parceiro só se for em um relacionamento de verdade q aja confiança pra o outro entender e aceitar, fico pensado como vou formar uma familia se isso me incomoda muito na minha intimidade a dois, o problema pra cuidar dessa doença é ruim pq os remédios q dar resultado é controlado e precisa de receita, e tando sem trabalho fica ruim de se cuidar. Espero um dia me liberar desse problema.

    1. Quando tá muito calor e eu pego um pouco do sol forte na pele sinto pinicadas na pele, tbm quando pego em água sanitária sinto o mesmo as vezes!

  6. Também tenho essas manchas na pele,já fui no dermatologista e não resolveu meu problema.Até hj não sabia o q era.e agora pesqisando descobrir através de vcs.É realmente muito chato essa doença.

  7. Já tinha ido duas vezes a um dermatologista,só na terceira vez que fui diagnosticada com essa doença.
    a dermatologista me passou antibiótico por três meses e um creme de manipulação.espero que dê certo.

  8. Oi….Já tem 3 anos que estou com manchas na pele, passei por 2 médicos até então. No terceiro ele descobriu o que é. Nossa, é muito ruim. Não podemos usar um biquini, as pessoas olham com nojo, achando que vão pegar. Iniciarei o tratamento a partir do dia 06/02 espero que tenha resultados. Não aguento mais.

  9. Eu tenho essa macha na pele a 10 anos, só agora estou fazendo tratamento com minociclina 100 e clidoxil gel, não melhorei 100 por cento, mais deu uma aliviada bastante nas manchas, eu acho que o tratamento mais atual são essa junção de medicamentos mesmo,. Mais se aparecer alguma novidade vou manter vcs informados e também quero ser informado de novos tratamentos!

  10. Eu tenho esse problema a alguns anos já tomei sol em 2012 e essas manchas apareceram, logo consultei com o dermatologista já diagnosticou essa doença e me indicou um hidratante manipulado usei durante um tempo e as manchas sumiram completamente.. aí em 2016 fui pra praia acabei tomando mt sol e elas voltaram usei novamente o hidratante indicado pelo dermatologista mas resolveu amenizou mt pouco !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *