Home » Dicas » Dicas de cabelos » Como evitar a alopecia de tração?

Como evitar a alopecia de tração?

Como o próprio nome diz, a alopécia de tração é causada pela tração crônica dos fios. O Dermatologia e Saúde conversou com a Dra Thaís Ferraz, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que traz 5 dicas para evitar a indesejável queda de cabelos por este motivo.

 

1- Cuidado com a escova!

O puxa-puxa da escova para alisar os fios, principalmente na franja, é responsável por muitos quadros de alopecia de tração na linha da frente dos cabelos. Geralmente ocorre nas mulheres que fazem esse tipo de alisamento com muita frequência, ou até diariamente. A recomendação é secar os fios com o secador morno, e só depois modelar, com pouca força na escova!

Escovando o Cabelo

2 – Rabo de cavalo apertado, jamais!

Sabe aquele rabo lindo, justinho na cabeça, digno de editoriais de moda? Pois é, apesar de bonito, quando usado com muita frequência, também provoca destruição dos folículos na linha da frente e muitas vezes na região da nuca. Use eventualmente, apenas para sair! O rabo do dia a dia deve ser mais soltinho, para evitar o problema.

Rabo de cavalo

3 – Não caia na tentação das extensões e do megahair!

Muito usados por artistas para mudar rapidamente a aparência, proporcionam aumento instantâneo do volume e comprimento dos fios. No entanto, são uma cilada quando usados por longo período, principalmente por pessoas com cabelos finos e frágeis. O peso das mechas amarradas, costuradas ou coladas aos cabelos naturais provoca gradualmente alopecia de tração, com enfraquecimento e perda – muitas vezes irreversível – dos fios. Cuidado!

Megahair

4 – Evite o coque de “bailarina” ou “aeromoça”

Por trás de toda a delicadeza e elegância desse penteado, está o risco de desenvolver rarefação capilar definitiva naquelas que usam este penteado no dia a dia. Mais uma vez, a regra é afrouxar o elástico sempre que possível.

Evite o coque de "bailarina" ou "aeromoça"

5 – Penteados afro

Alerta máximo! Estes são os campeões em causar alopécia de tração! Estima-se que 1 em cada 3 mulheres negras nos EUA tenham algum grau de alopécia por este motivo.

Naomi Campbell com uma extensa área de alopecia frontal aparente

O caso mais conhecido é o da modelo internacional Naomi Campbell, que já foi clicada várias vezes com uma extensa área de alopecia frontal aparente. O cabelo afro, por suas características únicas de plasticidade, é o mais versátil para fazer penteados (leia mais sobre cabelo afro aqui). Pode ser alisado, enrolado, trançado, enfim há muitas maneiras de usá-lo.

No entanto, observa-se o costume de fazer rabos muito puxados, ou com tranças muito pesadas ou apertadas desde a infância, o que causa os casos mais graves de alopécia de tração. Orienta-se que não façam esses penteados nas crianças, que deixem os cabelos mais soltos, ou presos em rabos e tranças frouxas. O cabelo afro é lindo e deve ter seu potencial explorado!



Dra. Thaís FerrazDra. Thaís Ferraz
Médica Dermatologista
CRM-SP 126039 | RQE 32754

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *