Home » Dicas » Cosméticos capilares

Cosméticos capilares

cosmeticos-capilares-dermatologia-e-saudeO uso frequente de procedimentos químicos e aparelhos modeladores nos cabelos leva a danos na haste dos fios.

Os cosméticos capilares como xampu, condicionador e leave-in podem ajudar, em parte, a recuperar a beleza dos fios

O aspecto dos cabelos, sua coloração e forma, sempre foi considerado um indicador de beleza. Para tal, as pessoas se submetem a processos químicos como permanentes, colorações e alisamentos capilares. Todos estes provocam danos nas hastes capilares. Os traumas mecânicos do dia a dia como escovação, secadores e pranchas também levam a danos nos fios. O uso de cosméticos adequados como xampus e condicionadores pode ajudar nos cuidados e embelezamento dos fios.

Cuidados com a Haste Capilar

Xampus

O objetivo dos xampus é a remoção de sebo, suor, restos celulares e resíduos dos produtos do cabelo e do couro cabeludo. Porém, de acordo com sua formulação, um xampu pode ajudar na estética dos cabelos.

O principal componente de um xampu é o detergente (chamado de surfactante), que é capaz de se ligar as impurezas e sebo dos cabelos, permitindo a remoção com o enxágue. Ao detergente são adicionadas substâncias condicionadoras para minimizar a agressão ao fio, como as proteínas hidrolisadas e os silicones.

Os xampus e os tratamentos químicos aumentam a carga eletrostática dos fios (sua carga negativa), elevando as escamas e dando aos cabelos aspecto esvoaçante, difíceis de pentear e aparência desagradável. Este efeito é compensado pela aplicação de creme condicionador (com carga positiva).

Porém com o tempo o uso dos condicionadores gera acúmulo de resíduos na cutícula do fio, que tornam a aumentar a eletricidade estática do cabelo. Por isso, é necessária a aplicação frequente de xampu anti-resíduo.

A adição de Sal ao xampu serve para dar viscosidade ao produto e quando usado em quantidades adequadas não traz nenhum malefício aos fios. Já em relação aos xampus chamados “sem Sulfato” a terminologia se refere à ausência dos detergentes desta categoria,que são os mais potentes em remover resíduos e sebo do couro cabeludo.Estas substâncias podem, em alguns casos, deixar o cabelo áspero, opaco e sujeito a eletricidade estática.

Condicionadores

Tem como objetivo desembaraçar, facilitar o penteado e reduzir as agressões que os cabelos são submetidos diariamente, mantendo o fio macio, brilhante e diminuindo o aspecto esvoaçado.

Ao neutralizar a carga elétrica deixada pelo xampu o atrito é diminuído, provocando um aumento na adesão das escamas do fio, o que faz com que ele fique mais sedoso e brilhante, por refletir melhor a luz incidente.

Há vários tipos de condicionadores para os cabelos incluindo o instantâneo, profundo, com ou sem enxágue.

Alguns produtos possuem também filtros solares na sua composição, que agem minimizando a degradação da estrutura do fio pelos raios UVB, absorvendo-os. Devem ser reaplicados após os fios serem molhados.

Traumas Mecânicos

O uso frequente de secador, modelador de cachos (babyliss) e chapinha pode levar ao aparecimento de bolhas de ar dentro da haste do fio (chamado Bubble Hair) pela exposição dos fios molhados a altas temperaturas, o que torna os cabelos ásperos e frágeis. Cabelos com procedimentos químicos prévios são ainda mais vulneráveis a este tipo de dano. Não há tratamento para este problema, o paciente deve se preocupar em prevenir o seu acontecimento usando estes aparelhos o mínimo possível, com temperaturas mais baixas e mantendo uma distância de cerca de 15 cm do fio.



Dra. Gabriela Pfitzer SchaeferDra. Gabriela Pfitzer Schaefer
Médica Dermatologista
CRM-SC 12965 | RQE 10072

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *